sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Benefícios da quiropraxia (Projeto Viva Melhor)


Não é massagem nem fisioterapia, avisa a Associação Brasileira de Quiropraxia, ABQ. É um tratamento feito por especialistas que há mais de 100 anos vêm eliminando as dores do corpo. "A terapia é indolor. Em algumas manobras, chamadas de ajustes, pode existir barulho de estalos, mas em nenhum momento os ajustes geram dor." Ainda de acordo com a Associação, o quiropraxista avalia e descobre onde está localizado o problema do paciente e realiza o ajuste na área específica de forma indolor.

"A Quiropraxia é uma profissão de formação superior, com mais de 4.600 horas para capacitação. Todos os quiropraxistas habilitados no Brasil estão cadastrados no site da ABQ", ressalta Juliana Piva, presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia.

J. Melo, profissional especializado em quiropraxia do Projeto Viva Melhor, instalado há 13 anos na Granja Viana, diz que qualquer pessoa com dores na coluna vertebral, de cabeça, tensão muscular, dores articulares e restrições a movimentação (torcicolo e inflamações em geral), pode se beneficiar desta terapia. Ele explica que para obter os resultados esperados são utilizadas manobras manuais específicas nas articulações e músculos e garante: "O alívio da dor é imediato na maioria dos casos". Entre os benefícios extras estão: o realinhamento postural e a oxigenação local.

A Presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia, Juliana Piva, recomenda aos interessados em consultar um profissional desta especialidade, em qualquer localidade do Brasil, checar sua formação e idoneidade no cadastro de profissionais capacitados no site: www.quiropraxia.org.br. Segundo a entidade, o tratamento com quiropraxia é feito com o objetivo de diagnosticar, tratar e prevenir a subluxação articular, diagnosticar qual articulação está com perda de movimento, desalinhada. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.

A Associação esclarece que o diagnóstico quiroprático é feito após uma entrevista e exame minucioso, que inclui análise postural, a realização de testes ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como raios X, tomografia e ressonância magnética serão solicitados. Estes dados são fundamentais para o tratamento apropriado.



(texto publicado na revista Tudo nº 31)


Nenhum comentário:

Postar um comentário