O enxofre participa da digestão de gorduras e da formação de pele e ossos
Mais conhecido pelo cheiro desagradável, a importância do enxofre geralmente passa despercebida pelas pessoas. Saiba como esse nutriente pode ajudar na sua saúde.
O que faz
Representando 0,25% do nosso peso corporal, o enxofre está presente em todas as células do organismo, principalmente na pele, unhas e cabelos. Esse nutriente participa da reparação e construção de tecidos e células, do colágeno (importante para a formação e manutenção da pele, do tecido conjuntivo e dos ossos) e do metabolismo de gorduras e carboidratos.
Mas não é só isso. O mineral auxilia no combate aos micróbios e parasitas, no processo de transferência de energia entre as células, na produção de bílis pelo fígado (importante para a digestão de gorduras e absorção de nutrientes) e na formação de proteínas, algumas vitaminas e do coágulo sanguíneo.
Animais e vegetais
O enxofre está presente em abundância em muitos alimentos. Nos de origem animal, pode ser encontrado em carnes, ovos, peixes, leite e seus derivados. Já nos vegetais, as principais fontes são aspargo, alho, cebola, amêndoa, arroz, aveia, pera, couve, castanhas, feijão, amendoim, salsa, agrião, repolho, lentilha e trigo.
Rara escassez
Como existem muitos alimentos ricos nesse mineral, a falta de enxofre no organismo ocorre em algumas situações extraordinárias (como em pessoas com problemas de imunidade). Os sintomas da deficiência de enxofre são dores nas articulações, depressão, fobias, neurite (lesão inflamatória ou degenerativa dos nervos que pode levar à paralisia), déficit de crescimento (em crianças), redução do brilho e ressecamento da pele e sensação de ardência na garganta e abdômen.
Como o excesso de enxofre é eliminado na urina e nas fezes, ainda não foi encontrado um nível de toxicidade para esse mineral.
Aumentar a imunidade
Ingredientes:
1 pera picada sem sementes
1 colher (sopa) de farelo de aveia
2 castanhas do pará
1 copo (200 ml) de água filtrada
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Beba 1 copo (250 ml) a cada 12 horas.
(texto publicado na revista O poder dos nutrientes nº 14 - ano 2 - 2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário