Nativo da Ásia, o gengibre foi introduzido na América logo após o descobrimento e hoje é amplamente usado em receitas e remédios. E não é para menos. Ele possui ação bactericida, ou seja, combate as bactérias (ou parte delas) que são nocivas ao organismo. É desintoxicante e tem o poder de 'limpar' o organismo, melhorando o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. "O gengibre também é tido como alimento termogênico, o que o torna capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura", afirma a nutricionista Mariele Marcatto.
Poderoso!
O gengibre é benéfico à saúde, pois contém vitamina B6 e diversos minerais como magnésio, potássio e cobre. Mas atenção! É preciso consumi-lo diariamente. "Essas propriedades do gengibre se tornam pouco significativas uma vez que o consumo diário da planta é baixo, já que ele é utilizado como especiaria, em chás ou em preparações culinárias", afirma a profissional. Para poder se beneficiar desses nutrientes, é necessário ingerir uma quantidade maior da raiz, que pode ser encontrada, facilmente, em supermercados, quitandas ou feiras.
Quanto consumir?
"Não existe uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, porém alguns estudos sugerem que os benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 g a 4 g de gengibre por dia", conta. E, para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o consumo deve ser diário e dentro do limite estabelecido.
Dica
O consumo pode ser de uma fatia média ou 1 colher (café) do gengibre em pó ao dia.
(texto publicado na revista Saúde Todo Dia Especial nº 10 - ano 6 - 2014 (falando sobre o Gengibre)
Nenhum comentário:
Postar um comentário