sábado, 7 de fevereiro de 2015

Adestramento em casa... Saiba o que fazer


Seu cãozinho não precisa ser artista de circo e saber fazer piruetas. Mas, alguns comandos são essenciais para a boa convivência dentro de casa.

No caso de você não estar disposto a pagar por esse serviço, que é mais amplo, pode desempenhar o papel de adestrador e ensinar pequenas regras que o seu melhor amigo deve obedecer sempre.

Aprenda alguns comandos simples para ensinar ao seu pet, e boa sorte.

Necessidades no lugar certo – Esse é um dos sonhos de quem tem cachorro: que ele coma no lugar certo e também não suje a casa toda. Para que você atinja esse resultado, é preciso paciência e determinação. Utilize o sistema de reforço positivo e o presenteie sempre que ele fizer as suas necessidades no lugar certo, isso dará ao cão mais facilidade para repetir o comportamento.

Não mastigar a casa inteira – Todo filhote precisa mastigar, pois isso auxilia a diminuir a dor e ajuda a troca dentária. Porém, alguns cães desenvolvem esse costume como uma forma de castigo aos donos, por ficarem sozinhos, por não saírem para passear, por não brincarem, etc. Para resolver esse problema, desde filhote, disponha muitos brinquedos e ossos de couro para os pets poderem mastigar à vontade.

No caso de ele, ainda assim, resolver morder e destruir algo, inclusive você, mantenha uma postura firme, cruze os braços e o ignore por dez minutos.

Passear com coleira – Esse pode ser um momento traumático para muitos donos de animais. Isso porque, na maioria dos casos, quem é levado para passear é o dono, não o animal, e arrastado.

Para mudar isso, o treino deve ser desde os primeiros meses do cão. Deixe a guia solta e comece a caminhar. No caso de ele olhar para você e andar ao seu lado, elogie. Mas, se ele resolver que é o guia da caminhada, andar e passar na sua frente, simplesmente pare e espere até que ele olhe para você. Então elogie e comece a caminhar novamente.

Alguns truques, além de bonitinhos, são essenciais. Veja as dicas do site Cão Cidadão:

Senta – Coloque a mão com a recompensa (pode ser um biscoito, por exemplo) à frente e acima do focinho do cão e faça um movimento em direção à traseira. Ele terá de olhar muito para cima para ver a recompensa e acabará sentando para conseguir uma posição melhor. Nesse momento, dê a recompensa.

Fica – Ensinar o cão a ficar exige um pouco mais de tempo e paciência porque ele gosta de se movimentar e ficar próximo do dono. Para começar a praticar esse comando, coloque o cão na posição desejada (sentado ou deitado, de preferência) e comece a se distanciar gradualmente. Com a mão espalmada faça o sinal enquanto repete a palavra “fica”. No começo, mantenha o cão apenas por alguns segundos. Gradualmente, aumente o tempo e mude o seu posicionamento em relação a ele.

Vem – O comando “vem” é extremamente importante, pois é muito utilizado no dia a dia. Apesar de fácil de ser ensinado, a maioria das pessoas acaba utilizando esse comando em momentos errados. Falar “vem” para dar uma bronca ou para prender faz com que seu cão prefira se esconder ou correr quando ouve essa palavra. Se você costuma usar “vem” para dar bronca, procure escolher outra palavra como comando. Pode ser “aqui” ou mesmo o nome dele. Para ensinar esse comando, diga “vem” e em seguida mostre um petisco ou brinquedo. Logo que ele chegar até você, dê a recompensa. Vá fazendo isso em diversas situações e quando ele estiver vindo prontamente, passe a mostrar a recompensa somente depois de ele chegar.



(texto publicado na revista UltraCão edição 16 – 2013)








Nenhum comentário:

Postar um comentário