sexta-feira, 23 de novembro de 2012

6 coisas que você pode fazer hoje para controlar o estresse


1) Preste atenção na próxima vez em que ficar aborrecido ou furioso por causa de algo trivial e sem importância. Então pratique o "deixa quieto": escolha, conscientemente, libertar-se da raiva e das preocupações. Evite gastar energia à toa. Administrar a raiva e as frustrações reduz o estresse.

2) Respire devagar e profundamente. Antes de reagir a uma situação estressante, use a técnica da respiração profunda por três vezes. Se tiver tempo, faça também uma meditação.

3) Quando sentir que o estresse o domina, procure falar bem mais lentamente do que o habitual. Isso o ajudará a pensar com maior clareza e a reagir de maneira razoável às situações tensas. Pessoas estressadas tendem a falar depressa e quase sem respirar. Ao controlar seu modo de falar, você, além de readquirir o controle, parecerá menos ansioso e mais seguro de si.

4) Faça pausas no trabalho e saia para olhar a rua. Faça isso mesmo com a agenda cheia e com tempo ruim. Cinco minutos numa sacada ou na calçada tiram você do ambiente estressante e ajudam a renovar energias.

5) Beba água em abundância e coma pequenas porções de alimentos nutritivos. A sede e a fome podem aumentar a agressividade, além de exacerbar a ansiedade e o estresse.

6) Planeje algo agradável para o final do dia, mesmo que seja apenas um banho relaxante. Ponha de lado o trabalho, as preocupações domésticas e familiares por algum tempo, antes de dormir, e relaxe. Esqueça a agenda do dia seguinte. Lembre-se de que você precisa "recarregar as baterias", ganhar energia. Só assim estará preparado para enfrentar outro dia estressante.


(texto publicado na revista Essencial, um guia prático de alimentação e saúde)



Nenhum comentário:

Postar um comentário