segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A vitamina nossa de cada dia - Betacaroteno


Antes considerado uma indispensável fonte de vitamina A, o betacaroteno ganhou importância como substância que combate doenças. Hoje, os especialistas acreditam que ele pode proteger contra doenças cardíacas e câncer.

O betacaroteno neutraliza os radicais livres que podem lesar as células e causar doenças. Ao atuar diretamente nas células de combate - e pode até reverter - alguns distúrbios. O betacaroteno parece ser mais eficaz quando associado a outros carotenóides, que são os pigmentos amarelos e laranjas encontrados em frutas e hortaliças. Um estudo na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, revelou que o consumo diário de betacaroteno reduz em 50% o risco de infarto do miocárdio, de acidente vascular cerebral e de todas as mortes causadas por problemas cardiovasculares. Outros estudos mostraram que ele pode evitar que o colesterol LDL ("mau") agrida o coração e os vasos coronários. Níveis elevados de betacaroteno também oferecem proteção contra os cânceres de pulmão, trato digestivo, bexiga, mama e próstata.


Atenção

Consulte seu médico ante de tomar betacaroteno se você tiver problemas de tireóide (hipotireoidismo), doenças renais ou hepáticas ou distúrbios alimentares.

Muitos especialistas recomendam que os fumantes, sobretudo os etilistas (aqueles que consomem grandes quantidades de álcool), não tomem suplementos de betacaroteno.



(texto publicado na revista O poder dos alimentos e das vitaminas - especial Seleções)


Nenhum comentário:

Postar um comentário