sábado, 24 de novembro de 2012

A importância da banana


É com imenso orgulho que apresento a minha fruta predileta, a banana, que consumo desde a mais tenra idade. Tanto o meu pai quanto eu somos bananófilos assumidos!!! E nos últimos tempos tenho comprado só as climatizadas que são mais doces e duram mais na fruteira. 

Aqui no Brasil a banana não é cara, mas na Itália ela é considerada fruta exótica, então não podemos falar em "preço de banana" por lá. Eu me lembro que comprava no máximo 3 bananas por vez e não desperdiçava nenhum pedacinho. E em Perugia, eu jantava no restaurante antes de começar a trabalhar.  Na hora da sobremesa eu sempre pegava uma banana, só que os meus colegas diziam para eu esconder a casca para que ninguém descobrisse porque a fruta era cara. 


Saudável, nutritiva e saborosa, a banana é uma das opções naturais ideais para lanches. Essa fruta, que cresce em quase todas as regiões tropicais do mundo, é colhida ainda verde. Quando armazenada em temperatura ambiente, amadurece em poucos dias. O processo pode ser apressado, se a banana for guardada dentro de um saco plástico ou de papel com uma maçã (o etileno da maçã ajuda a amadurecer outras frutas).

Como é uma fruta leve, fácil de digerir e não costuma provocar nenhum tipo de alergia, a banana é ideal para os bebês. Assim como arroz, papinha de maçã e torrada, sua ingestão também é recomendada após uma crise de diarreia; a pectina das bananas ajuda a controlar a diarreia. Apenas o abacate, que infelizmente é muito calórico, excede a banana como a fruta com maior nível de potássio, que ajuda na função muscular.

A banana também contém vitamina B6, vitamina C e uma fibra solúvel que ajuda a baixa os níveis de colesterol no sangue. E também é fonte de triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que produz um efeito calmante no corpo e pode ajudar a combater depressão, ansiedade e insônia.







(texto publicado na revista O poder dos alimentos e das vitaminas - especial Seleções)


Nenhum comentário:

Postar um comentário