sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A importância do brócolis


Nos últimos 20 anos, diversos estudos constataram que os indivíduos que comem bastante brócolis apresentam uma incidência significativamente menor de câncer de cólon, mama, útero, pulmão, próstata, esôfago, laringe e bexiga. Embora outros vegetais crucíferos (pertencentes á família do repolho cujas flores lembram cruzes) sejam protetores, o brócolis parece conter mais compostos anticancerígenos. Alguns deles bloqueiam a ação dos hormônios que estimulam os tumores; outros inibem o crescimento dos tumores ou estimulam a ação de enzimas protetoras. 

O brócolis contém glucosinolatos, como indóis, sulforafano e isotiocianatos, todos potenciais anticancerígenos. O composto mais interessante é o sulforafano, que demonstra atividades anticancerígenas incontestáveis tanto em ratos de laboratório como em humanos. Os brotos de brócolis são aproximadamente 50 vezes mais ricos em sulforafano do que o brócolis maduro. O brócolis também é uma boa fonte de bioflavonóides, incluindo a quercetina e outras substâncias fitoquímicas que protegem as células contra mutações e lesões causadas por moléculas instáveis.

Ele também apresenta uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais. Uma xícara de brócolis cozido contém apenas 44 calorias, mas fornece mais de 200% da IDR de vitamina C, 33% da IDR de ácido fólico e uma quantidade saudável de betacaroteno. Uma xícara de brócolis também fornece 75 g de cla´cio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como uma xícara de brócolis cozido contém 3,5 g de fibras e laxantes naturais, ele costuma ser indicado para prevenir prisão de ventre.

Brócolis frescos são vendidos o ano inteiro; o brócolis congelado é igualmente nutritivo. Se as florezinhas estiverem amareladas, já estão passadas e são menos nutritivas. O brócolis pode ser comido cru, mas a maioria das pessoas o prefere cozido. Cozinhar no vapor ou fritar até deixá-lo levemente tostado retém a maioria dos nutrientes. Mas cozinhá-lo com grande quantidade de água pode destruir muitos dos compostos anticancerígenos, a vitamina C e outros nutrientes.




(texto publicado na revista O poder dos alimentos e das vitaminas - especial Seleções)


Nenhum comentário:

Postar um comentário