segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A importância da beterraba


A beterraba é um legume altamente versátil. Pode ser cozida e servida como acompanhamento, em salmoura, como salada ou condimento ou, até, como principal ingrediente do borche - sopa de beterraba típica do Leste Europeu. As folhas de beterraba, a parte mais nutritiva desse alimento, podem ser cozidas e servidas do mesmo modo que o espinafre ou a acelga. Segundo o folclore, acreditava-se que a beterraba detinha poderes medicinais para curar enxaquecas e outras dores. Até hoje, alguns médicos naturalistas recomendam a beterraba para prevenir o câncer e fortalecer a imunidade; também sugerem suco de beterraba crua para acelerar a convalescença.

Uma porção de meia xícara de beterraba cozida fornece 45 mcg de ácido fólico, 20% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para adultos. Os talos, se consumido ainda verdes e frescos, são mais nutritivos: 1 xícara contém 35 mg de vitamina C, quase 80% do que é recomendado para mulheres adultas; 720 de RE (Equivalente de Retinol) de vitamina A; 160 mg de cálcio; 2,5 mg de ferro; e 1.300 mg de potássio.

As beterrabas mais saborosas são as menores, e ainda com as folhas. A melhor maneira de preparar a beterraba é cozinhá-la com casca, para que a maioria dos nutrientes e a intensa coloração sejam conservadas.






(texto publicado na revista O poder dos alimentos e das vitaminas - especial Seleções)







Nenhum comentário:

Postar um comentário