sábado, 24 de novembro de 2012

A importância do aipo


Dois talos de aipo contém menos de 10 calorias (95% do peso de um aipo é composto de água), e seu alto teor de fibras deixa a pessoa saciada. O aipo é uma excelente fonte de potássio, e também tem pequenas quantidades de vitamina C e ácido fólico. Embora não tão rico em nutrientes, dá um sabor especial a uma grande variedade de pratos - de sopas a saladas e recheio de aves. As folhas do aipo são a parte mais nutritiva, e possuem mais cálcio, ferro, potássio e betacaroteno e vitamina C do que os talos. As folhas devem ser reservadas para enriquecer o sabor de sopas, saladas e outros pratos.

Os fitoterapeutas defendem que o aipo fresco e o chá de semente de aipo são ótimos para o tratamento de gota e de outras formas de artrite inflamatória, assim como para o tratamento de pressão alta e de edemas. Estudos indicam que o ftalato contido no aipo pode reduzir as taxas de determinados hormônio que são constritores dos vasos sanguíneo, aumentando a pressão arterial. Acredita-se que os poliacetilenos, também encontrados no aipo, reduzem a produção de determinadas prostaglandinas - substâncias químicas do corpo que agem na produção de inflamações. No entanto, não há prova científica de que o aipo possa reduzir a dor da artrite ou diminuir a pressão sanguínea e aumentar a micção.

Teoricamente, o aipo pode ajudar a reduzir o risco de determinados tipos de câncer. Os poliacetilenos destroem o benzopireno, uma carcinógeno que existe em alimentos cozidos em altas temperaturas. Este benefício pode ser parcialmente ofuscado pelo elevado nível de nitratos vegetais do aipo - substâncias que o corpo converte em nitrosaminas - que são vinculados a uma maior incidência de câncer. No entanto, muitos pesquisadores acreditam que esse é um risco mínimo, porque a maioria dos legumes e verduras com alta concentração de nitrato e de outras substâncias potencialmente consideradas cancerígenas também contém substâncias químicas que neutralizam qualquer efeito prejudicial. Cozinhar o aipo na água, no vapor ou refogá-lo diminui os níveis de nitrato.





(texto publicado na revista O poder dos alimentos e das vitaminas - especial Seleções)


Nenhum comentário:

Postar um comentário