sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A vitamina nossa de cada dia - Biotina e ácido pantotênico


As duas palavras têm raízes gregas: pantotênico provém de pantos, que significa "em  todo lugar", e biotina provém de bios, que significa "vida". Como essas vitaminas estão em muitos alimentos, as deficiências são quase inexistentes. A biotina também é produzida pelas bactérias intestinais, embora essa sua forma possa ser difícil para o organismo utilizar. De modo geral, os complexos multivitamínicos e o complexo B incluem biotina e ácido pantotênico (chamado de vitamina B5) e os dois são comercializados também como suplementos individuais. A principal forma de biotina é a d-biotina. O ácido pantotênico ocorre em duas formas: pantetina é pantotenato de cálcio.

Tanto a biotina como o ácido pantotênico participam no processamento de carboidratos, gorduras e proteína provenientes dos alimentos e na produção de várias enzimas. A biotina tem um papel especial em facilitar o organismo a utilizar a glicose, sua principal fonte de energia, e também promove a manutenção de cabelos e unhas saudáveis. O corpo precisa de ácido pantotênico para manter a comunicação apropriada entre o cérebro e o sistema nervoso e para produzir determinados hormônios de estresse.

Em combinação com as vitaminas do complexo B colina e tiamina, o ácido pantotênico pode ser eficaz no combate à azia (pirose) e  também reduz a congestão nasal nas alergias.




(texto publicado na revista O poder dos alimentos e das vitaminas - especial Seleções)


Nenhum comentário:

Postar um comentário