sábado, 24 de agosto de 2013

Conhecendo a pele (Grupo Omega)


É preciso valorizar a pele, protegê-la e conservá-la. Quanto melhor você conhecê-la, melhor vai tratá-la.

A pele é um órgão vital, de extrema importância. Protege, transmite sensações (calor, frio, tato, dor) e permite nosso contato com o outro e com o mundo. Está em permanente contato com o interior do corpo, através da microcirculação e do sistema nervoso.

Por isso a nossa pele é como um espelho: reflete nossa saúde interior, estilo de vida, heranças genéticas e até mesmo o nosso próprio amor.

A pele é constituída de 3 camadas:

Epiderme

É a camada externa d pele, aquela que está em contato direto com o mundo exterior. A epiderme é composta por camadas distintas.

Sua camada mais superficial, a capa córnea, é formada por células mortas e endurecidas, que ficam muito juntas, formando uma estrutura compacta (apertada) e depois descamam continuamente. São estas as características que tornam a epiderme a camada mais resistente da pele. É a epiderme que protege o corpo contra agressões externas, e contribui para manter a hidratação cutânea, impedindo a perda de água através da evaporação.

A epiderme é coberta por uma camada ainda mais superficial: o manto hidrolipídico. É uma película protetora constituída de água, sal, substâncias gordurosas produzidas pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, e células que descamam da camada córnea. Este manto funciona como um hidratante natural, evitando o ressecamento da pele e mantendo a lubrificação natural. Deve ser preservado em qualquer tipo de pele.

Na epiderme também fica o grupo de células responsáveis pela coloração de nossa pele e seu bronzeamento: os melanocócitos. Quando estas células não trabalham direito, aparecem as indesejáveis manchas na pele. 

A camada mais profunda da epiderme é chamada camada basal ou camada germinativa. É nessa camada que ocorre a renovação celular.

Derme

É constituída por uma substância gelatinosa muito rica (gel coloidal) onde estão mergulhados os elementos responsáveis pela firmeza, flexibilidade e equilíbrio da pele.

Estes elementos são:

- Glândulas sudoríparas - responsáveis por produzir suor
- Glândulas sebáceas - responsáveis por produzir o sebum (substância lubrificante)
- Folículo piloso - estrutura onde se forma o fio de cabelo e o pelo
- Vasos sanguíneos - responsáveis por oxigenar e nutrir as células e também pela eliminação de líquidos e toxinas do nosso organismo
- Fibras de colágeno e elastina - se entrelaçam formando uma teia, o tecido elástico. É este tecido que dá sustentação, firmeza e elasticidade à pele.

Hipoderme

É a camada mais profunda da pele, onde estão as células adiposas (da pele). Sua principal função é formar a reserva energética e o contorno do corpo.

Tipo de pele

Pele seca

Brilho: ausente
Poros: pouco perceptíveis
Superfície: áspera
Tendência: descamação, sensibilidade, fácil desenvolvimento de linhas de expressão

Pele oleosa

Brilho: excessivo
Poros: dilatados
Superfície: untuosa/úmida, brilhante
Tendência: formação de cravos

Pele mista

Áreas secas: laterais do rosto e pescoço
Áreas oleosas: geralmente na zona T (testa, nariz e queixo)

Pele normal

Apresenta um perfeito equilíbrio de funcionamento das glândulas. A pele normal é encontrada geralmente em crianças com aproximadamente 12/15 anos de idade. A partir daí, a pele começa a definir suas características herdadas geneticamente e também, por estar na puberdade, o funcionamento hormonal começa a alterar o equilíbrio do funcionamento das glândulas.

Pele extra-seca

Possui as mesmas características da pele seca, mas de forma acentuada. É mais sensível às agressões externas. Tem aparência fina e esbranquiçada. As pessoas com este tipo de pele sentem frequentemente uma sensação de repuxamento.

Pele acneica

Apresenta oleosidade em toda a face: tem aparência avermelhada com a presença de cravos e espinhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário