sábado, 10 de agosto de 2013

Dicas de motivação para praticar exercícios físicos


Às vezes é difícil vencer a preguiça e começar a praticar exercícios físicos. Tudo isso porque os seres humanos tendem sempre a repetir os mesmos hábitos e resistir aos novos. Por isso, para dar adeus ao sedentarismo é preciso muita força de vontade e motivação.

Deixar de lado o cansaço após um longo dia de trabalho e outros afazeres é sempre uma das maiores dificuldades e desculpas encontradas por quem não pratica exercícios físicos. No entanto, eles são de extrema importância para nossa saúde física e mental e devem ser praticados regularmente.

De acordo com os especialistas, são necessários, no mínimo, seis meses para que uma nova rotina se torne um hábito consolidado. Enquanto isso é necessário ser persistente, mesmo contra a vontade. Não precisa se conformar com a ideia de que já fracassou uma vez ao tentar inserir os exercícios na sua rotina e por isso não deve tentar novamente.


Dicas de motivação para praticar exercícios físicos

- Faça anotações: mantenha registradas suas metas e a evolução que obteve com a prática da atividade física. Compartilhe com outras pessoas seus objetivos, pois isso ajuda a não desistir dos mesmos e dá motivação nas horas mais difíceis;

- Espelhe-se em alguém: cole no seu guarda-roupa a foto de alguém com quem você deseja ficar parecida, ou até mesmo uma foto sua do passado. Diga para você mesma que não voltará a ser igual antes;

- Vá com calma: nos primeiros dias não será nada fácil, pois as dores são muito comuns. Porém, elas logo passam. O ideal é começar meia hora por dia, duas vezes por semana e ir aumentando gradativamente. Dessa form, você não sofrerá tanto e nem ficará desmotivada;

- Estabeleça metas realistas: não é possível ficar com um corpo sarado em poucos dias. Mantenha o objetivo em longo prazo e tenha em mente que você conseguirá, independentemente do tempo que durar:

- Autorrecompense-se: após cada meta alcançada estabeleça um prêmio. Isso pode ser uma roupa nova, perfume ou algo que lhe motive para continuar praticando exercícios. Porém, esse prêmio não deve ser comida.



(texto publicado no jornal SP Oeste - abril 2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário