sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O miau mais legal - Verdiana Morais


Cada vez mais populares entre os brasileiros, os gatos têm conquistado corações. Mas saiba como escolher a melhor raça para que a convivência em casa seja harmônica.

Ninguém fica indiferente a um gato! Gatinho, gata, gatão... tem a turma dos que amam, aqueles que detestam e ainda o terceiro tipo: aqueles que foram conquistados! Geralmente pessoas que tinham alguma resistência ao animal, mas com um curto período de convivência descobrem que nem sempre o cachorro é o melhor amigo do homem. Os felinos também são protagonistas na relação de amizade, carinho e cumplicidade. No Brasil, o número de gatos de estimação cresceu 16% nos últimos dois anos, de acordo com a Abinpel - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. Eles já somam 21 milhões em todo o país, a segunda maior população felina do mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

"Sempre gostei de gatos, mas não como agora!", afirma Eni Sá, a "mamãe" de três gatinhos. O primeiro, Nino, chegou e encontrou tudo à espera dele: caminha, potinho de ração, de água. Durante uma semana ela ficou somente em casa, para cuidar bem do filhote. Mas tudo foi tão bem que três meses depois Nino ganhou uma irmãzinha, a Xuxinha. A dupla passou a dividir as atenções da dona, mimados e bem-tratados. No ano passado, um miadinho de gato no muro do condomínio levou Eni ao encontro de Tuco, um gatinho abandonado. Agora são três gatinhos na vida dela e do marido, todos SRD, ou seja, Sem Raça Definida.

Assim como os cães apresentam algumas diferenças devido à raça, os gatos também têm temperamentos diferentes de acordo com suas características. Conhecer quais são elas e entender um pouco sobre comportamento animal é a chave. Por isso é preciso descobrir qual gato se adapta melhor à dinâmica da sua casa, da família, das crianças. Assim, ficam todos felizes: humanos e bichanos.

Primeiro: será que há em casa alguma pessoa alérgica aos pelos? Caso isso já seja sabido, é importante optar por uma raça que não solte muitos pelos, diminuindo ao mínimo o risco de crises. Vale a pena  também investir em um purificador de ar com filtro HEPA, passar aspirador de pó com frequência e impedir a circulação do pet nos quartos.

O gatinho ficará dentro de casa, na parte de fora ou nos dois ambientes? Um filhote que chega a uma casa terá um desenvolvimento e um período de adaptação diferente de um gato mais velho. Caso você opte por um felino novinho, saiba que os cuidadores costumam não recomendar que ele saia às ruas, para preservar o próprio bicho dos perigos: carros, outros gatos ferozes, doenças e pessoas que não gostam de animais (é triste, mas tem quem maltrate os pequenos). Já se você optou por um animal mais maduro, tente descobrir se ele é acostumado com as famosas escapadinhas. Muitos gatos que se acostumam com o conforto e aconchego de casa acabam perdendo a vontade de passear por aí. Caso você tenha um fujão, não se esqueça de identificá-lo. Há coleirinhas que são especiais para eles, elas são elásticas e mais adequadas às peripécias da espécie. Nos pets há medalhinhas que podem ter o nome do animalzinho gravado, com um telefone de contato.


Escolha seu "tipo"

- Gatos ativos: têm o corpo tubular, cabeça longa e orelhas grandes levantadas em direção a tudo que move. O Siamês, o Balinês, os Orientais, o Mandarin e o Cornish Rex Sphynx, o Bengal, o Abissínio.

- Gatos robustos e d e temperamento moderado: têm um corpo atlético e músculos fortes. Dotados com um temperamento constante e agradável, tais como o Chartreux, Europeu, Burmese, Mau Egípcio e os Devon Rex de pelo ondulado.

- Gatos robustos e gentis: são fortes e grandes. Podem ser fofos, como os British Shorthair ou o Exotic Shorthair, gigantes como o Maine Coon, o Norueguês, o Siberiano e o Ragdoll. Alguns podem ser dotados com uma pelagem longa que exige manutenção diária, como o Persa, ou manutenção quinzenal, como o Sagrado da Birmânia.



(texto publicado na revista Tudo nº 29)






Nenhum comentário:

Postar um comentário