sábado, 10 de agosto de 2013

Pilha fraca - Genia Winitzki


Se nem nos momentos de folga você consegue se sentir descansada, está na hora de descobrir o que está acontecendo. Da alimentação à terapia, já existem fórmulas para dar uma acelerada no ritmo

Você é incapaz de passar o delineador para ir para a balada? Recusa o happy hour porque não vê a hora de chegar em casa e se jogar no sofá? Bufa ao menor sinal de esforço? Esses sinais são típicos de quem, dia sim, outro também, reclama que está eternamente cansada.

A solução pode estar mais próxima do que você pensa. Dados recentes de pesquisas de neurociência mostram que a atividade física intensa - a velha e conhecidíssima aeróbica - e um ambiente de vida "enriquecido" têm o poder de reativar e regenerar o cérebro, independentemente da idade, potencializando os efeitos positivos dos tratamentos psicológicos e físicos.

A personal trainer Carla Belotto, da Bio Ritmo de Santo André (SP), endossa: "O exercício aeróbio pode ser o mais recomendado para essa primeira fase, porque ajuda na liberação do cortisol, aliviando o estresse e a agitação". Além disso, Carla explica que a atividade física aumenta a temperatura corporal, produzindo um efeito calmante e... Você já sabe, quanto mais calminha, mais o corpo fica descansado, pronto para viver mil e uma emoções! Já como o organismo vai responder a esses novos estímulos é um mistério: pode variar, dependendo da quantidade de vezes que você se exercita por semana e das respostas fisiológicas e hormonais, entre outras. "Porém, se você se exercitar regularmente de três a quatro vezes por semana, os resultados podem aparecer logo nos primeiros meses", afirma a personal, que aproveita para dar algumas dicas para quem trabalha longas horas sentada: "é importante mudar de posição ou deslocar-se, levantando várias vezes ao longo do dia. Enquanto sentada, flexione e estenda os joelhos, mude o apoio dos pés, incline o tronco um pouco para trás ou para frente, para relaxar, e alongue os braços e as mãos". Mais: embora a gente sempre repita, é bom lembrar que os exercícios produzem endorfinas no cérebro, substâncias químicas que promovem a sensação de bem-estar.

Dieta para acelerar

Quem faz parte do time que já acorda cansado precisa saber que isso pode estar relacionado à sobrecarga tóxica que o organismo deveria ter eliminado durante o sono. Para despertar pronta para tudo, siga as regras que a nutricionista Eliane Tagliari, de Curitiba (PR), indica:

Pela manhã: "Segundo a medicina tradicional chinesa, entre 5h e 7h o intestino grosso é o órgão com a capacidade máxima de energia. Portanto, comece o dia com um generoso copo de água, seguido de uma porção de frutas frescas com cereal integral, tipo aveia ou farinha de linhaça, ricos em fibras, lignanas e ômega 3, que irão ajudar no processo de eliminação." Das 7h às 9h é o horário do estômago... E não torça o nariz para o que vai ler: nesse período evite café - em jejum ele é muito estimulante, mas irrita a mucosa gastrointestinal. "Tome um chá de hortelã (rico em mentol) ou erva-doce (com anetol), que melhoram a motilidade e a digestibilidade." Entre 9h e 11h, quem comanda é a dobradinha baço-pâncreas, por isso faça um lanchinho com uma fatia de pão integral com geleia orgânica ou uma barra de cereal, que tem fibras e carboidratos de liberação lenta de energia. A partir daí entramos em um período crítico: quem exagera no almoço volta para o serviço cansada e sonolenta. Truque legal é tomar um chá de hortelã por volta das 11h, porque ele ajuda na produção de enzimas digestivas e evita o tal sono pós-prandial, isso é, "depois da refeição".


À tarde: Atenção: das 11h às 13h, o órgão de maior energia é o coração, e ele pede uma refeição com proteínas magras (peixe e frango), saladas verdes com diferentes tipos de folhas (de preferência as escuras), regadas a azeite de oliva, que tem gorduras boas e ômega 6. Eliane ensina: "Adicione algumas castanhas, porque são ricas em selênio, nutriente essencial para formar a glutationa, uma enzima antioxidante importante para o organismo". Das 13 às 15h é o horário da absorção, comandado pelo intestino delgado, ou seja, a boa qualidade de seu almoço garantirá energia para seguir adiante.Das 15h às 17h é a bexiga que estará estimulada, então a sugestão é um suco de laranja, rico em potássio, que também evita o cansaço. Das 17h às 19h, os rins entram em cena: aposte em frutas como lima-da-pérsia, melancia, ou suco de maçã com salsão, que têm ação alcalinizante, importante no metabolismo renal.


À noite: Como a circulação é o astro principal do jantar, entre 19h e 21h devem entrar proteínas magras (sardinha, salmão) e legumes como abobrinha e berinjela assadas, ou ainda uma boa sopa de legumes e mandioquinha salpicada com salsinha fresca, rica em silício, para fortalecer a parede dos vasos sanguíneos e linfáticos.


Nos finais de semana: Vai para a balada? Entre 21h e 23h, a melhor opção é uma porção pequena de açaí na tigela com um banana prata picada - fortalece os órgãos desse horário (coração, baço-pâncreas, pulmão) e a circulação. O açaí é rico em protoantocianidinas, que reforçam a parede dos vasos, além de dar um pique fantástico. Se a noite promete, evite exagerar no álcool e tome muita água. Já se você decidiu por um combo TV e pipoca, lembre-se de que das 23h à 1h é a vez da vesícula. Para estimular esse órgão, vá novamente de chá de hortelã ou limonada. De 1h às 3h da manhã é bom mesmo estar dormindo: quem domina é o fígado, e enquanto você está quietinha, ele pode executar um detox geral do organismo. Daí em diante, até as 5h, o sono é insubstituível, porque é a vez do pulmão: respirar lentamente e profundamente faz um bem danado.



(texto publicado na revista A (Ana Maria Braga) - maio 2012)



Nenhum comentário:

Postar um comentário