sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Presenteie sua saúde com alimentos orgânicos - Rosita Canovas Galdino, nutricionista funcional


Apesar de mais caros, o custo/benefício é compensador. Sua saúde agradece.

De acordo com a nutricionista Rosita Canovas, a população precisa ser informada: os resíduos de agrotóxicos ficam impregnados nos alimentos, ou seja, mesmo higienizando as frutas e as hortaliças, os agentes químicos continuarão dentro das partes internas das plantas, mesmo com muita lavagem em água corrente a redução destes será de somente 10% a 20%.

Ela reconhece que não é possível comer  tudo sem agrotóxico, mas destaca que podemos, sim, reduzir substancialmente o consumo destes produtos. Os supermercados vendem os orgânicos como um produto diferenciado, encarecendo os custos. Uma alternativa, segundo ela, seria comprar diretamente dos produtores orgânicos ou também nas  feiras orgânicas.

A nutricionista lembra que além de serem ótimos para a saúde, ao consumi-los também estaremos contribuindo para a promoção e manutenção ambiental, bem como para a conservação dos recursos naturais, diminuindo diretamente o uso de fertilizantes, pesticidas e herbicidas. "O uso de produtos químicos no solo vem degradando sistematicamente a terra, a água e o ar, lembrando que os animais que acabam por consumir estes produtos também terão os mesmos produtos químicos presentes em sua carne e leite, ressalta".

Ela acrescenta que o uso contínuo de agrotóxicos provoca um solo mais pobre, pois as bactérias boas estarão sendo eliminadas com consequente decadência de um microssistema que deveria estar equilibrado. Alguns dos agentes químicos mais utilizados nos fertilizantes são o fósforo e enxofre, que atuam na redução do porcentual de cálcio nos nossos ossos e também em outros órgãos. Isso, conforme Rosita, é só a ponta de um iceberg. Os produtos à base de organofosforados são absorvidos pelo organismo humano através de todas as vias possíveis e esses vilões podem causar, entre outras coisas, câncer, distúrbios neurológicos, interferir no equilíbrio endócrino, promover diversos danos celulares e afetar nossa imunidade, mesmo que ingerido em pequenas quantidades.

El reitera: "os produtos orgânicos são alimentos autênticos, nutritivos, energizados pelas forças da natureza, pois esta integração proporciona equilíbrio para a nossa saúde geral e principalmente vitalidade para os nossos intestinos, em face do balanceamento dos minerais. Sem contar que o visual de uma planta tratada sem produtos agrotóxicos é de um aspecto saudável e de uma cor verde viva", enfatiza e explica que, quando ingerimos produtos artificiais e/ou químicos, nosso organismo não os identifica como nutrientes e pode tratar os mesmos como agentes invasores, ocasionando inclusive danos celulares.

A nutricionista finaliza recomendando: "Diversifique sempre hortaliças e frutas nas suas compras, pois desta forma ser´reduzida a chance de exposição a um mesmo agrotóxico empregado pelos produtores. Também evite comprar frutas que não são da época, pois para estarem nas gôndolas de um supermercado, fora da sua estação, esses alimentos possivelmente passaram por tratamentos especiais com consequente aplicação de agentes químicos." E exemplifica: a uva é uma fruta de verão, não de inverno. Fiquem atentos. Uma fruta típica do outono é o caqui, uma opção saudável. Como já dizia Hipócrates 460 a.C.: "faça do seu alimento o seu medicamento e do seu medicamento o seu alimento".


(texto publicado na revista Tudo nº 29)



Nenhum comentário:

Postar um comentário