domingo, 4 de agosto de 2013

Quinoa, o cereal que emagrece sem deixar o corpo fraco: "comida de astronauta" - Andréa Fassina


Mais proteínas, gorduras "boas", cálcio, fósforo, vitaminas, ferro... A quinoa está sendo festejada no mundo por ajudar a emagrecer sem deixar a pessoa fraca, sem perder nutrientes.

Também conhecida como "comida de astronauta", por ser a base dos cardápios da NASA em viagens espaciais, o cereal tem origem milenar. Já era consumido pelas primeiras civilizações da América e várias organizações modernas buscam difundir seu consumo em nome da saúde pública.

A quinoa emagrece porque pode ser usada como substituto do arroz por exemplo, aumentando o valor nutritivo da alimentação. As sementes são ricas em vitamina, proteínas, minerais e fibras. Além de diminuir o apetite a quinoa também melhora o funcionamento intestinal e regula o colesterol e o açúcar do sangue.

Embora difícil de encontrar, as folhas da quinoa real, além das sementes, podem ser utilizadas para fazer sopas. A quinoa tem um sabor muito suave e por isso é fácil de introduzir na alimentação de adultos e crianças, podendo acompanhar qualquer prato de carne, peixe ou frango. O cereal tem o dobro de proteínas de um cereal tradicional, além de gorduras "boas" - que contribuem para a redução do colesterol "ruim" no sangue - , carboidratos como amido (que ajudam no processo digestivo), minerais como cálcio e fósforo, e vitaminas do complexo B, C e E. Além disso, a quinoa não contém açúcares e seu teor de ferro é mais elevado que o de outros alimentos básicos.

Embora a porcentagem de proteínas seja menor que a da carne vermelha, sua qualidade proteica é altíssima, porque contém oito aminoácidos essenciais para o ser humano. Rica em fibras, a quinoa apresenta uma excelente proporção de nutrientes e é o alimento ideal para todo tipo de dietas, inclusive para celíacos, já que não contém glúten.


Como usar quinoa para emagrecer

Use uma colher de sopa de quinoa por dia junto com as refeições. Em formato de farinha ela pode ser misturada no suco ou até mesmo na comida. Em forma de grãos pode ser cozida junto com legumes ou na salada.


A ciência da quinoa

Um estudo científico recente comprovou que a quinoa também contém fitoestrógenos, substância química que previne doenças crônicas como a osteoporose, o câncer de mama, doenças cardíacas e distúrbios femininos ocasionados pela queda da produção de estrógeno durante a menopausa.

Outro estudo comparativo, que forneceu sementes e farinha de quinoa a crianças desnutridas, comprovou que uma dieta baseada no cereal fracionado aumenta significativamente a digestão de gorduras e carboidratos. A mesma experiência demonstrou a alta qualidade de suas proteínas para o consumo humano.

Em 2013, Ano Internacional da Quinoa (ONU) e do 4º Congresso Mundial, especialistas reunidos no Congresso Científico sobre Quinoa, realizado em La Paz, na Bolívia, foi criada a Associação Científica do Grão de Ouro. O objetivo é envolver todos os produtores e pesquisadores para disseminar informações sobre o cereal e incentivar novas descobertas sobre seus benefícios à saúde.


Fonte:  Discovery Brasil e Tua Saúde



(texto publicado na revista Leve & Leia - agosto 2013)






Nenhum comentário:

Postar um comentário