sábado, 17 de agosto de 2013

Redescobrindo São Paulo de bicicleta


A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) estima que pelo menos 500 mil pessoas utilizam a bicicleta uma vez por semana para se deslocar pela cidade. O dado confirma um cenário que já faz parte da rotina paulistana: é cada vez maior o número de bicicletas nas ruas, evidenciando a necessidade de se refletir sobre mobilidade sustentável e cidadania.

De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2010 pelo Metrô, 70% dos ciclistas de São Paulo usam a bicicleta para ir e voltar do trabalho. Essa nova realidade reflete a busca dos cidadãos por mais qualidade de vida. Cansados do trânsito caótico, muitos optam pelas pedaladas ao ar livre para se livrar dos longos congestionamentos.

O fotógrafo Danilo Grimaldi começou a pedalar para vencer o estresse. "Sempre usei a bike para passear e visitar os  amigos. Um dia me vi à beira de um ataque de nervos dentro do carro e resolvi adotar a bicicleta como transporte, antes que algo pior me acontecesse". A mudança de atitude resultou em uma vida mais equilibrada. "Consegui restabelecer a tranquilidade que havia perdido no trânsito e, em termos de saúde, considero que meu ganho foi mais mental do que físico".

Conquistar algumas horas a mais no dia a dia também contribui para a decisão de deixar o carro na garagem. Glauco Sabino, roteirista do GNT Fashion, se rendeu à bicicleta após perceber o quanto o trânsito afetava seu humor.

"Com sorte, demorava 1h30 no trajeto do trabalho para casa. Hoje, faço o mesmo percurso em 25 minutos, sem aperto, sem trânsito e sem calor".

Karina Taques é gerente comercial e praticante de corrida há 8 anos. Utilizava ônibus, mas o aperto e a perda de tempo no trânsito pesaram na decisão de trocar o transporte coletivo pela bicicleta. "Um dia resolvi fazer um teste para ver como chegaria no trabalho. Percebi que era viável e que, devido à minha condição física, eu chegava inteira e seca. Depois disso, foi só me acostumar com a nova rotina".

Há 8 meses, ela pedala 50 minutos por dia no trajeto de ida e volta da casa para o trabalho. "Essa atitude melhorou minha performance na corrida e ajudou a eliminar alguns quilinhos", completou.


No pedal

Colocar a bicicleta nas ruas e avenidas movimentadas de São Paulo nem sempre é uma decisão fácil. O trânsito agressivo assusta à primeira vista, mas há inúmeras formas de pedalar com segurança.

Alguns grupos organizados realizam o trabalho voluntário de apoiar quem quer se deslocar de modo sustentável. É o caso da Bike Anjos (bikeanjo.com.br), uma rede composta por ciclistas voluntários que acompanham os iniciantes no percurso desejado, ensinam manutenção básica e medidas para evitar acidentes.

Amigos experientes também são uma boa opção e acabam sendo os responsáveis por ingressar muitos paulistanos nas pedaladas. Glauco Sabino se espelhou no exemplo de um vizinho que morava em seu prédio e utilizava a bicicleta para ir diariamente ao trabalho. "Pensei: se ele pode, por que eu não posso? Comprei uma bike usada e arrisquei. No começo, tinha muito medo do trânsito e ele me ajudou a vencer isso".



(texto publicado na revista Bom Viver nº 2 - agosto 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário