Estudo brasileiro mostra que as agulhas são grandes aliadas de quem convive com a DTM, a disfunção temporomandibular
Uma das formas de minimizar esse transtorno que causa dores no maxilar e na cabeça é recorrer a uma placa acoplada aos dentes durante a noite a fim de diminuir a tensão local. "Só que esse dispositivo de uso diário costuma causar desconforto e atrapalhar o sono", conta o professor Rodrigo Galo, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Com isso em mente, o especialista decidiu testar se a acupuntura poderia ser uma alternativa ao tratamento noturno convencional.
Ele dividiu 25 pacientes em duas turmas: a primeira recebeu dez sessões semanais de agulhadas e a segunda continuou com a placa. No final, Galo notou que a acupuntura teve um efeito muito semelhante ao da placa, com a vantagem de proporcionar um sono melhor e mais qualidade de vida. "Além de aliviar a dor, a técnica se vale de pontos que reduzem o estresse e a ansiedade, condições que agravam a DTM", explica.
Até nos pequenos
Em outra pesquisa, o dentista Rodrigo Galo avaliou o potencial da acupuntura em crianças com DTM - quando elas tinham medo das agulhas, optou-se pela aplicação de um laser especial sobre os pontos. "As crianças também respondem bem ao método", garante.
(texto publicado na revista Saúde nº 363 - abril 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário