quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Bicarbonato de sódio


Encontrado em farmácias e supermercados, esse pó cristalino de custo baixo ganhou fama por aliviar sintomas da má digestão. Quem sabe cozinhar também conhece seu poder mágico nas receitas de bolo: ele deixa a massa leve e fofinha. Mas sua utilidade vai muito além - veja só as aplicações em que o produto se revela eficaz

1. Desodorante nota 10

Isso mesmo, e dos melhores!  O bicarbonato não impede a transpiração, mas evita o desenvolvimento de bactérias que causam mau cheiro nas axilas e nos pés. Numa embalagem de desodorante vazia, misture 1 colher (café) de bicarbonato em 50 ml de álcool (comum ou o de cereais). Antes de usar, agite bem. A validade é de dois anos. Qume tem alergia pode dispensar o álcool e usar água com as mesmas proporções. Nesse caso, dura apenas três dias.

2. Bochechas contra cáries e aftas

Para prevenir cáries, problemas de gengiva e curar aftas, faça bochechos com uma solução preparada com 1 colher (café) de bicarbonato dissolvido em 1/2 copo de água. Use uma vez ao dia, depois de escovar os dentes.

3. Respire melhor

O nariz entupiu? Experimente esta dica para se sentir aliviada. Misture 1 colher (chá) rasa de sal e outra de bicarbonato de sódio em 1 litro de água fervida e pingue um conta-gotas do líquido morno em cada narina, duas vezes por dia. O descongestionante caseiro tem prazo de validade de 24 horas.

4. Panelas e assadeiras brilhando

Nem precisa esfregar: é só cobrir a região queimada com o bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas - a mancha sai sem esforço. E ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras.

5. Adeus, ralo entupido

Acabe com a gordura que se acumula no encanamento da pia da cozinha e pode causar entupimentos. É fácil: mensalmente, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (branco ou vermelho). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente.

6. Carpete cheiroso

Se você tem animais de estimação em casa - ou pouca ventilação e luz natural - e o seu carpete anda com um cheirinho ruim, coloque o bicarbonato numa peneira grande e pulverize. Deixe agir por dez minutos e aspire (não use vassoura, apenas o aspirador, para evitar borrões brancos). Repita conforme a necessidade.

7. Higienizador multiuso

O bicarbonato de sódio é um bactericida e você pode empregá-lo para lavar tábua de carne, cascas de frutas e legumes, pias, cesto de lixo e fogão. Assim como as esponjas usadas na lavanderia e na pia da cozinha e as escovas de cabelo. Faça a seguinte receita: 3 colheres (sopa) de bicarbonato e 1/2 colher (sopa) de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Deixe de molho por duas horas e enxágue.

8. Tecidos claros de novo

Com o tempo, panos de prato, roupas de cama, colarinhos de camisas e roupas brancas de algodão e linho acabam ficando com um tom meio amarelado, que não sai com lavagens simples e dá uma impressão de peças malcuidadas. Resolva o problema fervendo esses tecidos por uma hora. Para cada litro de água, acrescente 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) rasa de sal. Depois, enxágue bem em água fria corrente e seque normalmente. Já as lingeries brancas de náilon podem ser deixadas de molho por uns dez minutos em 1 litro de água com 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, depois da lavagem normal. Não enxágue e seque na sombra.

9. Sem mofo no banheiro

Limpe a cortina de boxe e os azulejos do banheiro com bicarbonato de sódio em uma esponja molhada. O mofo sai com facilidade e demora bem mais a aparecer de novo, mesmo em casas de praia, onde a umidade favorece o problema. Funciona tão bem quanto aqueles produtos de limpeza caros, específicos para isso, com a vantagem de não ter o mesmo cheiro forte e ainda não custar caro.

10. Geladeira limpinha

Evite aquele cheiro característico (e desagradável) mantendo uma vasilha com bicarbonato de sódio aberta em uma das prateleiras, num cantinho. Ele absorve os odores durante três meses. Após esse período, troque o produto para renovar suas propriedades de absorção. Você também pode usar bicarbonato de sódio num pano úmido a fim de finalizar a limpeza interna da geladeira e do freezer, pois essa técnica tem efeito bactericida.


(texto publicado na revista Máxima Especial - edição 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário