sábado, 17 de dezembro de 2016

Calibre os seus chacras - Carmen Cagnoni


Os pontos de energia precisam estar alinhados para mantermos o bem-estar físico e mental. Descubra como chegar lá

De acordo com os hindus, a energia do nosso corpo flui através de milhares de centros energéticos - os principais são chamados de chacras. Eles estão ao longo da coluna e, mesmo que não se possa vê-los, é possível dizer que um (ou mais) está em desequilíbrio quando surgem sinais físicos ou emocionais. Isso porque cada chacra representa os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano (físico, emocional, mental e energético) e também está relacionado a uma área do corpo. "Conhecer os chacras é proveitoso para ajudar as pessoas a se superarem, a buscar o equilíbrio", explica a terapeuta holística Simone Kobayashi (SP). "Para que isso aconteça, é preciso investigar qual chacra encontra-se desajustado, ou seja, com excesso ou falta de energia", completa Márcia Rissato (SP), especialista em florais e aromaterapia. Aprenda a ver qual ponto está bloqueado, com base em algumas sensações e sintomas, e o que fazer para recuperar a saúde.

Básico

É o chacra ligado à sobrevivência, o que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas. Quando está em desequilíbrio, pode afetar a imunidade, provocando, por exemplo, gripes e resfriados. 

COR ALIADA - Vermelho.

SINAIS DE BLOQUEIO - Resfriados frequentes, baixa imunidade.

COMO LIBERÁ-LO - "Quando desequilibrado, pode gerar insegurança, falta de vontade, atitudes violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, sente tensão", conta a terapeuta. Para desbloquear a energia é indicado conectar-se mais com a terra, plantar, mexer com argila, andar descalça.

AJUDA EXTRA - Fortaleça a imunidade bebendo suco de uva integral, rico em antioxidantes. Estudos apontam que o consumo de 400 ml diariamente aumenta as células que protegem os pulmões.

Sacro

As principais ações desse chacra estão relacionadas à sexualidade, vitalidade e criatividade. "Ele corresponde à autoestima, à energia sexual e a expressão do 'eu'. É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem mágoas, culpas e medos", diz Simone. A saúde dos órgãos reprodutivos está atrelada a esse chacra.

COR ALIADA - Laranja.

SINAIS DE BLOQUEIO - Problemas na região abdominal e pélvica.

COMO LIBERÁ-LO - Preste atenção à alimentação. Procure consumir itens saudáveis e compor um prato com todas as cores possíveis, num mix sintonizado de tons e aromas. Mastigue cada porção devagar e com atenção, saboreando a comida.

AJUDA EXTRA - Para evitar problemas femininos, mantenha os níveis hormonais constantes. Uma boa pedida é caminhar 20 minutos de três a cinco vezes por semana.

Plexo solar

Representa a força do indivíduo e traz emoções densas e viscerais, como desejo e paixão. Também mostra os nossos humores e como digerimos as situações. Com muita energia, pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade de assimilar sentimentos. Já a falta dela deixa a pessoa apática, sem força de vontade e insatisfeita. O plexo solar está ligado á autoestima e ao sistema digestivo.

COR ALIADA - Amarelo.

SINAIS DE BLOQUEIO - Males do sistema digestivo

COMO LIBERÁ-LO - Tome sol diariamente, caminhando ou fazendo alguma tarefa de que goste.

AJUDA EXTRA - No café da manhã, procure consumir iogurte grego, rico em probióticos que acalmam o intestino, e frutas. Se puder, faça do almoço a sua refeição principal. Do contrário, procure jantar cedo dando tempo de fazer a digestão antes de ir para a cama.

Cardíaco

Coração, peito e pulmões estão ligados ao quarto chacra, onde os sentimentos residem. Significa a ligação entre o eu e a energia superior. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais. Se estiver bloqueado, pode elevar a pressão sanguínea e causar instabilidade, sensação de opressão e peso no peito.

CORES ALIADAS - Verde e rosa.

SINAIS DE BLOQUEIO - Agonia, dor no peito, sensação de opressão.

COMO LIBERÁ-LO - Trabalhe a gratidão com dores diárias de autoanálise, pratique meditação e outras atividades prazerosas.

AJUDA EXTRA - Inclua pelo menos uma fonte de magnésio no cardápio (nozes, por exemplo). O nutriente atua no coração e na circulação, pois auxilia na produção do óxido nítrico, responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos. Ainda favorece o bem-estar físico e mental.

Laríngeo

A comunicação é a palavra-chave desse chacra, que ajuda a exteriorizar o que sentimos e pensamos. Em desequilíbrio, gera problemas na comunicação, o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. "Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extermo, tende a falar pouco e a engolir sapos", avisa Simone Kobayashi.

COR ALIADA - Azul-claro.

SINAIS DE BLOQUEIO - Incômodo ou dor de garganta.

COMO LIBERÁ-LO - Se sufoca as emoções, tente encontrar saídas para se expressar, como pintura e canto.

AJUDA EXTRA - Para aliviar a dor de garganta, sente-se com os pés no chão. Ao expirar, leve a orelha direita no ombro direito. Traga a mão direita sobre a cabeça e coloque-a no lado esquerdo do rosto, esticando o pescoço. Inspire e expire algumas vezes. Repita do outro lado.

Frontal

Localizado entre as sobrancelhas, o sexto chacra está ligado a "conhecer a si mesmo". "Representa a mente e a intuição. A função dupla o torna um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à carência de outra", constata Simone. Sem fluir bem, há falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos e excesso ou escassez de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos.

COR ALIADA - Azul-índigo.

SINAIS DE BLOQUEIO - Esquecimento, dor de cabeça.

COMO LIBERÁ-LO - Feche os olhos e massageie a área acima do ponto médio entre as duas sobrancelhas por dois minutos.

AJUDA EXTRA - Ela libera substâncias químicas no cérebro com efeito calmante. Estudos ainda indicam que a ioga é a melhor atividade para aliviar preocupações.

Coronário

Quer dizer a nossa ligação com o universo. A sua função principal é aprimorar o ser humano. Em desequilíbrio, afeta o humor e promove tristeza. 

CORES ALIADAS - Lilás e dourado.

SINAIS DE BLOQUEIO - Falta de inspiração, tristeza relacionada à ausência de esperança, hesitação em servir ao bem comum.

COMO LIBERÁ-LO - Com oração e meditação. Um estudo americano descobriu que pessoas doentes com uma forte vida espiritual são 50% menos propensas a sentir amargura.

AJUDA EXTRA  - Respire! Sentada, feche os olhos e coloque o dedo indicador e o médio da mão direita no centro da testa e o polegar, na narina direita. Inspire e expire pela narina esquerda. Depois ponha o dedo anelar na narina esquerda e inspire e expire pela narina direita. Repita devagar por alguns minutos.



(texto publicado na revista Máxima edição 75 - ano 7 - nº 3 - julho de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário