terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Sob pressão - Lemyr Martins


O destino de Rubinho, por mais que ele faça, depende do humor de Schumacher

Rubens Barrichello vive sua hora da verdade. Está onde sempre quis estar - uma equipe competitiva, hoje a melhor da Fórmula 1, e, por isso, está em condições de brigar por vitórias -, mas não está tranquilo. Longe disso. A pressão sobre ele nunca foi tão forte. O espaço para Rubinho crescer na Ferrari foi reduzido, praticamente anulado, depois que Michael Schumacher renovou o contrato com a Ferrari até 2006 e, de quebra, impôs ao time de Maranello e seus patrocinadores (Marlboro e Shell) a manutenção de seu estado-maior técnico: projetista, engenheiro de pista e de boxe. A permanência de Barrichello na Itália, ele sabe, pode depender da vontade e do humor de Schummy, principalmente se o alemão chegar ao tetracampeonato. Parece cedo para fazer previsões? Nem tanto. A formação das equipes para a próxima temporada é discutida pelos donos de escuderias enquanto os atuais pilotos lutam por bons resultados e jogam seu futuro profissional nos circuitos da F-1. Rubens Barrichello trabalha para não perder o espaço arduamente conquistado. Hoje parece não existir um lugar melhor para ele do que a Ferrari. Não mesmo? Seria melhor, claro, correr com o carro principal ou, no mínimo, ter de fato as mesmas condições que o tricampeão Michael Schumacher. Mas que piloto na Fórmula 1 atual poderia reivindicar essa condição sem que isso soe como uma bravata?

Há raros casos de duplas de pilotos de um mesmo time que brigaram metro por metro pela atenção de suas equipes - e pela liderança. O mais célebre é o de Alain Prost e de Ayrton Senna na McLaren, em 1988 e 1989. Ayrton viera da Lotus para ser segundo piloto da equipe, mas roubou o título do francês logo na primeira temporada. No ano seguinte a numeração do carro mostrava que Senna era o número 1 e Prost passara a ser apenas o segundo, mas o francês deu o troco e ficou com a taça de campeão. Uma situação que nunca se repetiu e que confirma: existe, sim, uma hierarquia na F-1, por mais que as declarações dos pilotos queiram indicar o contrário.

Barrichello aparentemente demorou a se convencer disso. Insistiu que não havia nada nos contratos dos pilotos da Ferrari garantindo privilégios a A ou a B. Mas ele próprio restabeleceu a verdade das entrelinhas ao admitir que tirou o pé no Canadá, no ano passado, aceitando o segundo lugar em favor da vitória de Schumacher. Ele escolheu jogar para o time e não para a torcida.

A pergunta que se impõe é: o time estaria disposto a fazer o jogo de Rubinho? Não. A Ferrari quer que ele faça sempre o que fez no Canadá: dê preferência ao número 1 mesmo que não haja uma placa de trânsito sinalizando isso. Os italianos têm o melhor piloto do mundo e querem tirar o máximo desse privilégio. Schummy, por sua vez, tem em mãos a melhor Ferrari desde que pisou em Maranello e sonha em derrubar os recordes que puder.

Se quiser continuar na Itália, Barrichello terá de descer do muro e conformar-se com a condição de número 2. Para isso foi contratado e só nessa condição será mantido. Ironicamente, foi em cima do muro que divide a varanda da casa de sua avó da pista de Interlagos, entre as curvas 1 e 2 do autódromo, que Rubinho viu uma Ferrari pela primeira vez. Um momento mágico vivido pelo menino de 7 anos naquela tarde de 1º de fevereiro de 1979. Dentro do possante 312T estava Gilles Villeneuve, fazendo tremer a vidraça com o ronco musical do motor V12. Mas não foi amor à primeira vista.

Barrichello cresceu e, aos 10 anos, esqueceu o Ferrari e apaixonou-se pelo Williams de Keke Rosberg - campeão mundial em 1982 com apenas uma vitória e único piloto que admirou além de Ayrton Senna. "É a primeira vez que conto isso", diz Rubinho. "Quando vi o Keke Rosberg fazer um giro de 360 graus, no GP de Long Beach (EUA) de 1982, e sair voando em frente, achei demais. O Keke foi o máximo. Se me perguntarem qual era o meu sonho na Fórmula 1, respondo: a Williams." Em 1997, a escuderia chamou Rubinho para conversar. Ele entrou na fábrica pela porta errada e foi parar no museu. Ao ver a máquina dos sonhos, aquela de Rosberg, sentiu um nó na garganta. "Foi difícil segurar as lágrimas", afirma. A conversa não evoluiu e Barrichello foi para a Ferrari.

Com a superioridade atual dos Ferrari sobre os McLaren, Barrichello não poderá terminar a temporada em quarto, como em 2000. Está obrigado a ser segundo. Assim poderá continuar como coadjuvante de Schumacher ou terá de apostar que haverá vida para ele fora da Ferrari. Essas hipóteses devem passar pela cabeça de Rubinho. Se sonhou em ser o primeiro piloto ferrarista num cenário com Schumacher fora da Itália, já reviu sua estratégia. A Ferrari é a vitrine em que pavimenta o futuro.

Por mais que pense no amanhã, ele sabe que só chegará até lá se dedicar-se com afinco ao presente, feito de muito trabalho. Pelo menos quinze dias por mês e durante no mínimo 8 horas diárias (das 9 às 17h) Rubinho, como qualquer operário, dá duro. Levanta às 6 horas, toma um demorado banho, entra num automóvel e viaja até os circuitos de testes - na Itália, as pistas particulares da Ferrari em Fiorano e Mugello. Quebra o jejum com uma tigela rasa de cereais com leite, faz meia dúzia de flexões e, com cara de ontem, vai para o boxe onde está a Ferrari número 2. Veste a ceroula incombustível, o macacão, a sapatilha estilo Nureyev, os tapa-ouvidos, a balaclava, as luvas e, finalmente, capacete. Cronometrado, isso dá 4 minutos e 12 segundos. Então, entra no carro, coloca o volante (que é destacável), aperta o cinto de quatro pontos e espreme seu manequim 44 para vestir o carro. Acerta os retrovisores, liga o painel multifuncional com 23 pontos luminosos coloridos, pluga o rádio de bordo, cruza os braços e ouve as instruções dos engenheiros.

Rubinho sai do carro após 4 horas e 15 minutos. Depois de um rápido almoço, espaguete ao sugo, al dente, como rezam os italianos, ele sobe a escada para confinar-se em seu camarim no segundo andar do trailer, conjugado ao restaurante improvisado. São três cômodos confortáveis. Um escritório circular, com vista panorâmica, de vidro fumê só devassável de dentro para fora, com televisão, antena parabólica via satélite, computador, conexão com a internet e link com a sede da Ferrari em Maranello. Na saleta de repouso, Rubinho olha para o pôster em que aparece ao lado da mulher, Silvana, suspira e comenta: "Este caminhão é uma das minhas tantas casas". Conjugado com a sala há um quarto de massagem, onde seus músculos são ativados antes dos grandes prêmios.

Ao voltar às pistas, Barrichello esquece o mundo que ficou do lado de fora e permanece no cockpit da Ferrari por mais 5 horas - 1 hora a mais do que o Código de Trânsito Brasileiro recomenda a motoristas de ônibus em viagens de longa distância a 80 km/h. A concentração é a maior exigência. Deve ser total, mais necessária do que num grande prêmio, em que a competição aguça os reflexos. A monotonia a 300 km/h é mais perigosa - na avaliação de Rubinho - do que largar no meio do pelotão.

O dia está no fim. Os segredos dos testes já estão bem guardados em Maranello, enviados em tempo real via satélite. No cockpit simulado - uma réplica do Fórmula 1 que reproduz as reações e a carga da gravidade, vácuo e pressão sofrida pelo piloto na pista, em curvas e retas -, Rubinho gasta 35 minutos. Depois de 1 hora de flexões e abdominais Rubinho, ainda sem banho, vai para o conference call. Um telão igual ao do filme Jornada nas Estrelas, em que ele, ao vivo e por tempo indeterminado, passa a missão a limpo com Ross Brawn, engenheiro-chefe da "Gestione Sportiva" da Ferrari, direto com Maranello.

São 9 h da noite. Depois de 12 horas de trabalho, um jantar frugal no restaurante da Ferrari, perguntou:

- Você não se cansa no meio de um dia de teste?

- Não tenho direito. Ganho para isso. No ano passado rodei 27 000 quilômetros nos testes sem baixar a guarda.

O caminho de Rubinho Barrichello na Ferrari não parre fácil. Ele está na encruzilhada: preso por ter cão, preso por não ter cão. Quem sabe ele não volta a curtir a velha paixão pelo Williams?



(texto publicado na revista Quatro Rodas ano 41 - abril 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário