terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Transtorno Obsessivo-Compulsivo 2 (TOC)

Adrian Monk, a personagem que Tony Shalhoub interpreta brilhantemente, é conhecida por ser um ótimo detetive, mas também por sofrer de TOC. Quando comecei a assistir à série em alguns momentos fiquei irritada e incomodada com o comportamento de Monk. Mas reconheci que tenho alguns sintomas desse transtorno como por exemplo, verificar não sei quantas vezes se fechei ou não as portas e possuir algumas fobias relacionadas ao medo: perder um ente querido, ficar doente, perder o emprego, entre outros.


Cenas do 1º episódio da 7ª temporada da série "Monk"

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou distúrbio obsessivo-compulsivo (DOC) é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias e "rituais" que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.

O transtorno obsessivo-compulsivo é considerado o quarto diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano 2020 o Transtorno Obsessivo-Compulsivo estará entre as dez causas mais importantes de comprometimento por doença. Além da interferência nas atividades, os sintomas obsessivo-compulsivos (SOC) causam incómodo e angústia aos pacientes e seus familiares.

Frequentemente as pessoas acometidas por este transtorno escondem de amigos e familiares essas ideias e comportamentos, tanto por vergonha quanto por terem noção do absurdo das exigências autoimpostas. Muitas vezes desconhecem que esses problemas fazem parte de um quadro psicológico tratável e cada vez mais responsivo a medicamentos específicos e à psicoterapia. As obsessões tendem a aumentar a ansiedade da pessoa ao passo que a execução de compulsões a reduz. Porém, se uma pessoa resiste a realização de uma compulsão ou é impedida de fazê-la surge intensa ansiedade. A pessoa pode perceber que a obsessão é irracional e reconhecê-la como um produto de sua mente, experimentando tanto a obsessão quanto a compulsão como algo fora de seu controle e desejo, o que causa muito sofrimento. Pode ser um problema incapacitante porque as obsessões podem consumir tempo (muitas horas do dia) e interferirem significativamente na rotina normal do indivíduo, no seu trabalho, em atividades sociais ou relacionamentos com amigos e familiares.

Os sintomas obsessivos mais comuns são:
- medo de contaminação por germes, sujeiras, etc;
- medo que tenha ferido ou ofendido outras pessoas;
- imaginar-se perdendo o controle, realizando agressões violentas ou cometendo assassinatos;
- pensamentos sexuais urgentes e intrusivos;
- dúvidas morais e religiosas;
- pensamentos proibidos.

Os sintomas compulsivos mais comuns são:
- lavar-se para se descontaminar;
- repetir determinados gestos;
- verificar se as coisas estão como deveriam estar: gás desligado, porta trancada, etc;
- tocar objetos;
- contar objetos;
- ordenar ou arrumar os objetos de uma determinada maneira;
- rezar.

Entrevista de Ercilia Zilli no programa "Transição" em que fala a respeito do TOC


Entre as pessoas famosas, o caso mais conhecido de TOC é o do rei Roberto Carlos. Até descobrir que se tratava de um transtorno,  ele acreditava que as suas manias eram causadas por superstições.

Eis alguns trechos da entrevista concedida no Programa do Jô, na qual ele fala sobre o assunto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário