sábado, 18 de fevereiro de 2012

Knut, um urso polar muito especial

Knut, o urso polar mais conhecido do mundo, morreu no dia 19 Março de 2011 no Jardim Zoológico de Berlim com quatro anos de idade, vítima de um ataque de epilepsia. Knut tinha nascido em cativeiro no dia 5 de dezembro de 2006.

O diagnóstico foi revelado por neurologistas citados pela revista «Focus». Uma TAC realizada no animal mostrou anomalias no cérebro e, ao que tudo indica, Knut teria herdado a epilepsia do seu pai, Lars.



Knut cativou o mundo, quando foi rejeitado pela mãe, pouco tempo depois de nascer e o tratador Thomas Döerflein tomou para si a responsabilidade de  dar-lhe a atenção e o carinho de uma verdadeira mãe urso. 

Mas Döerflein, o seu treinador, morreu em 2008 de um ataque cardíaco. E Knut foi entregue a Heiner Klos que afirma que tudo estava bem com Knut, quando este morreu subitamente no seu tanque, perante os olhares dos visitantes.




Segundo especialistas, Knut viria a apresentar um comportamento anormal, depois de ter sido rejeitado pela mãe e de seu irmão ter morrido logo em seguida.
"A curta e stressada vida de Knut mostra-nos mais uma vez que os ursos polares não podem viver em zoológicos, mesmo que se chamem Knut", afirmou Wolfgang Apel, chefe da Associação de Defesa dos Animais da Alemanha."


Knut teve direito a um bolo de aniversário congelado de peixes e vegetais no dia 5 Dezembro 2010, quando completou quatro anos, e parecia muito saudável.



Mas ninguém se refere à perda do seu treinador! Perante todas as fotos que foram divulgadas ao longo dos dois primeiros anos, não temos dúvidas que a relação afetiva de Knut com Döerflein era muito grande. Impossível Knut não ter sentido a ausência do seu treinador que efetivamente viveu com ele os momentos mais delicados.

Será que o estresse ou a epilepsia não se terá manifestado por essa ausência?!

O que é certo é que Knut deixa muitas saudades a todas as crianças berlinenses.



(material extraído do site torrinhasexploradores.blogspot.com)




Nenhum comentário:

Postar um comentário