terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Diário de vida - O não merecimento


O sentimento de não merecimento está ligado muito ao complexo de inferioridade. Não somos bons o bastante por mais que esforcemos, o outro pode fazer melhor e custamos a acreditar quando nos elogiam.

Pessoalmente já tive esse sentimento várias vezes, mas felizmente com a ajuda dos cursos de autoconhecimento que tenho feito, consegui superar o complexo do patinho feio.

Mais uma vez vou pegar como exemplo Adrian Monk. Antes de falar sobre o tema proposto gostaria de dizer porque essa personagem me atrai tanto. Quando estava na faculdade (sou formada em Letras), uma das leituras que fiz foi do livro "A personagem de ficção". Nele se fala da personagem plana e personagem redonda. No primeiro tipo as características são mais simples, com atitudes previsíveis e no segundo as características são mais complexas e imprevisíveis e  há uma evolução durante a narrativa. É o que acontece com o detetive mais cheio de manias que já existiu.

Voltando ao assunto, em um episódio da 7ª temporada Adrian faz amizade com a sua vizinha e estabelece com ela uma relação de mãe e filho. Ele não acredita que isso esteja acontecendo e acha que há algo errado. O interessante é que nas sessões com o psiquiatra o detetive fala de sua mãe verdadeira como a "outra mãe".

Com o desenrolar da trama, a vizinha em questão se torna suspeita de ter assassinado um homem e quando ela afirma veementemente que não cometeu nenhum crime, Adrian não acredita nela. No final tudo é esclarecido, mas infelizmente a ligação tão especial que tinha se estabelecido entre eles se desfaz.  Tudo porque ele nunca achou que merecia ser amado. O mesmo aconteceu quando ele encontrou Trudy que se tornaria sua esposa. Ele não se achava merecedor desse amor e após a sua morte a sua síndrome de TOC aumentou sensivelmente a ponto de ter que contar com uma assistente o tempo todo: no início Sharona e depois Natalie. Além do sentimento de não merecimento,  para Adrian Monk a razão de homem da lei acaba prevalecendo sobre seus sentimentos. Como aconteceu no episódio no qual se apaixona e acaba entregando à justiça a mãe de sua amada.










Nenhum comentário:

Postar um comentário