sábado, 18 de fevereiro de 2012

Elementar, meu caro Watson

Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura inglesa e foi criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle. Trata-se  de um investigador que ficou famoso por usar, na resolução de seus casos, o método científico e a lógica dedutiva.

Ele se tornou tão forte que acabou engolindo o seu criador. Holmes não foi uma personagem criada por Conan Doyle, mas o escritor foi o homem que criou Sherlock Holmes.

As aventuras do detetive são relatadas por seu colega de quarto e fiel escudeiro, Dr. Watson.

Como caráter, Holmes é extremamente racional, arrogante, está sempre com a razão e seus palpites são sempre certeiros. Fuma cachimbo, faz uso de cocaína e é um exímio violinista.

Como sempre gostei de suas aventuras acabei comprando a coleção completa em italiano que não parei de ler enquanto não cheguei ao último volume.

Sherlock Holmes (Robert Downey Jr) e Dr. Watson (Jude Law)


Além da leitura e do cinema,  gosto muito de algumas séries americanas e constatei como o detetive inglês as influenciou: "House", "Monk" e "Psych".

Dr. Gregory House é um médico muito inteligente que usa métodos pouco ortodoxos para chegar ao diagnóstico de doenças nada comuns. O seu melhor amigo, mas não tão fiel escudeiro, se chama Wilson. É inevitável a associação: Holmes, que lembra Home = lar e House = casa. E Watson com Wilson é ainda mais evidente.

Como Holmes, House é excêntrico, é viciado (em vicodin por causa de um problema na perna) e toca piano e guitarra.

Dr. Gregory House (Hugh Laurie) e Dr. James Wilson (Robert Sean Leonard)


Adrian Monk é um ex-policial que foi afastado de suas funções após a morte da esposa, vítima de um atentado a bomba. Ele entrou em colapso e teve o quadro de TOC muito agravado por causa disso. Ele tem uma enfermeira, Sharona,  que está ao seu lado o tempo todo. Ele agora trabalha para a polícia oficiosamente e resolve todos os casos, assim como Holmes e House. Não é preciso dizer que Monk também é um tipo estranho com tantas manias provocadas pelo TOC: não cumprimenta as pessoas e quando o faz limpa as mãos com um lenço umedecido que Sharona lhe fornece sempre, quando está na rua conta os postes, endireita quadros ou coisas que estão fora de lugar mesmo durante uma investigação, etc.  Como Monk não consegue ficar sozinho Sharona o acompanha sempre e acaba sendo sua assistente na resolução dos casos.

Mr Monk e Sharona


Na série "Psych" temos dois amigos que se conhecem desde a infância: o falso vidente Shawn Spencer e seu amigo, representante de produtos farmacêuticos, Burton Guster, ou simplesmente, Gus. Como Holmes e Monk, Shawn é um ótimo observador e para manter a farsa faz verdadeiros espetáculos teatrais antes de contar como desvendou o caso. Gus gostaria de ser só um vendedor, mas Shawn sempre acha um jeito de envolver o amigo de infância em suas aventuras. Apesar de não acreditar que ela seja mesmo um vidente como quer parecer, a polícia acaba sempre aceitando a sua ajuda.

Shawn e Gus


Como podemos constatar todas as personagens trabalham em dupla: um é racional, excêntrico e viciado e o outro, o mais "normal". De fato, Watson se casa, Wilson tenta levar uma vida normal, Sharona tem um filho e Gus faz questão de manter o emprego oficial porque não acredita totalmente que poderá viver de casos policiais.

Até a próxima!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário