terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A importância do toque e do abraço

O toque físico não é apenas agradável. Ele é necessário. A pesquisa científica respalda a teoria de que a estimulação pelo toque é absolutamente necessária para o nosso bem-estar, tanto físico quanto emocional.
O toque terapêutico, reconhecido como uma ferramenta essencial para a cura, constitui agora parte do treinamento dos profissionais de enfermagem, em vários grandes centros médicos. O toque é usado para ajudar a aliviar a dor, a depressão e a ansiedade; para estimular a vontade de viver dos pacientes; para ajudar bebês prematuros - que ficaram privados do toque materno nas incubadeiras - a crescer e a desabrochar.
Vários experimentos demonstraram que o toque pode:
- fazer-nos sentir melhor com nós mesmos e com o ambiente à nossa volta;
- ter um efeito positivo sobre o desenvolvimento da linguagem  e sobre o QI das crianças;
- provocar mudanças fisiológicas mensuráveis naquele que toca e naquele que é tocado.


Estamos apenas começando a entender o poder do toque. Embora ele possa se dar de muitas maneiras, nossa tese é  a de que o abraço é uma forma muito especial de toque, que contribui fundamentalmente para a cura e a saúde.



(texto extraído do livro "A terapia do abraço" de Kathleen Keating)


Vídeo baseado no livro "A terapia do abraço"

O psicólogo Harry F. Harlow fez a seguinte experiência com macacos Rhesus. Ele criou duas mães artificiais: uma feita de arame pura e simplesmente e outra também de arame mas coberta com tecido macio e felpudo.

Harlow logo constatou que os filhotes preferiam a mãe macia e mesmo quando o leite era fornecido pela mãe de arame, eles nitidamente preferiam a outra. O psicólogo então conclui que a variável do conforto táctil  compensava a variável amamentação.

Em um segundo momento Harlow constatou que os macacos em contato com a mãe macia se sentiam protegidos e mesmo diante de uma reação inicial de medo, logo se sentiam estimulados a explorar as novas situações porque sabiam que a mãe estaria por perto para acolhê-los.




Quem não gosta de carinho ?


Um banho de espuma muito relaxante


Abraço de urso em cães









Um comentário:

  1. Lindo o seu texto!!!!!! E que gostoso o carinho nos bichinhos!!!!!
    Eu sou suspeita para falar do abraço, né?? VC sempre me chama de Tamanduá... hahahaha eu adoro abraço, e carinho e sempre procuro fazer carinho e abraçar a todos os que posso... Isso alimenta a minha alma... me faz bem e acredito que faça bem ao mais durão dos seres.
    Beijos e parabéns, minha linda Neide!

    ResponderExcluir