segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Diário de vida - Você quer ter razão ou ser feliz ? - Júlio Machado


Mais uma vez vou usar a série "Monk" como exemplo. Em um episódio da 7ª temporada "O senhor Monk se apaixona", a mulher, pela qual ele se sente atraído, é suspeita do assassinato de um taxista. Desde o início ele afirma que ela não é culpada, embora todos acreditem que o detetive não está sendo imparcial por estar apaixonado pela primeira vez após 14 anos da morte de sua mulher, Trudy.

Após a costumeira investigação, acabam descobrindo que quem cometeu o crime foi a mãe dela. A filha tinha se entregado  para protegê-la porque a mãe já é bem idosa.  Mas Monk, como um homem da lei que é, coloca a razão antes do coração. E perde a chance de começar um relacionamento. Não quero dizer com isso que o criminoso deva ficar impune, mas nessa situação específica estamos falando de um homem cheio de manias, extremamente solitário e carente.

E achei oportuno fazer uma ligação com o  trecho da palestra do Júlio Machado que fala justamente disso. Quantas vezes, por querermos provar que estamos certos, esquecemos que o ser humano não é só razão ?


Um comentário: