segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Diário de vida - Aqueles que escrevem com a mão esquerda


Não sei o motivo, mas sempre tive fascinação por quem escreve com a mão esquerda. No primeiro dia de aula de um novo grupo a primeira coisa que faço é identificar quem é "mancino" dentro da sala de aula.

Eu me lembro que quando era pequena a minha mãe me chamava a atenção quando  fazia algumas coisas com a mão esquerda e acabei interpretando esse fato como um defeito. Naquela época era bem comum amarrar a mão esquerda da criança para forçá-la a usar a direita. Não sofri esse trauma, em todo caso sou destra para escrever. Mas me dei conta que solicito muito a mão esquerda: para segurar o copo enquanto o encho com a direita, para atender ao telefone (inclusive para discar o número no caso do celular), para carregar as compras, para apertar o botão do elevador, entre outras coisas. Talvez seja um condicionamento para deixar a mão direita livre em caso de necessidade.

Em minha profissão como professora de italiano é comum mandar os alunos para a lousa e é muito interessante quando se trata de canhotos. Uma vez mandei um aluno fazer uma planta baixa de um aposento da casa e os outros alunos deveriam dizer a ele como colocar os móveis dentro. Quando diziam a ele para colocar, por exemplo, o sofá à direita, ele desenhava à esquerda e vice-versa. Uma outra vez pedi para uma aluna colocar uma frase que simplesmente saiu na vertical porque é assim que ela posiciona o caderno para escrever.

Pelas inúmeras postagens que fiz dá para perceber que sou uma cinéfila de carteirinha e logicamente que reparo nos atores canhotos também.

Um canhoto ilustre que nos deixou tragicamente é o grande Ayrton Senna da Silva. Assim como o eterno rei do futebol, o Pelé.

Dos atores de cinema temos os atores Bruce Willis e Matthew Broderick, e as atrizes Julia Roberts e Emma Thompson.

Dos seriados de TV temos Vincent D'Onofrio que admiro muito pelo papel do investigador Robert Goren na série Lei e Ordem Criminal Intent.

Entre os cantores temos Paul McCartney.

Entre a realeza temos o rei Luís XVI da França, o rei George VI e a rainha Elizabeth II da Inglaterra.


Bruce Willis - Cenas do filme "Duas vidas" (The Kid)

Julia Roberts - Cenas do filme "Lado a Lado"

Emma Thompson recebendo o prêmio Golden Globe em 1996

Paul McCartney fala em português antes de cantar "Something" em homenagem a George Harrison


Vincent D'Onofrio no papel de Bobby Goren











Um comentário:

  1. Também sempre gostei de canhotos... de algumas forma que eu não sei explicar, eu sempre fiquei fascinada por eles... tanto que quando pequena aprendi a escrever de trás para frente porque achava que era assim que eles escreviam... e tenho essa habilidade até hoje :)
    Linda postagem!!!
    Obrigada e um beijo!

    ResponderExcluir