terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Diário de vida - Doutores da alegria

A idéia dessa postagem veio em forma de aviso enquanto estava dormindo. A minha vozinha interior ficou repetindo várias vezes "doutores da alegria" durante o sono. Lógico que eu nem ouso desobedecê-la. Dedico essa postagem às minhas amigas e colegas Cristal e Aninha (um beijo especial para você em seu aniversário ontem) que não fazem parte da troupe, mas foram minhas doutoras da alegria quando a minha mãe foi operada do coração em julho.


Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque.

Em 1988 Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início nosso programa.

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que já realizou mais de 800 mil visitas a crianças hospitalizadas em hospitais de São Paulo, Recife e Belo Horizonte. E já que a nossa plateia é hospitalar, tratamos de criar um movimento no Rio de Janeiro convidando os artistas locais a levarem diferentes manifestações artísticas para oito hospitais estaduais. A nossa missão é promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde – e compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas.


(texto extraído do site www.doutoresdaalegria.org.br)


Algumas partes do filme "Doutores da alegria"




























Um comentário:

  1. Simplesmente MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!
    Como vc disse hoje à tarde lá na escola, realmente dá muita vontade de fazer isso, de sair por aí, pelos hospitais levando alegria às pessoas... Muito legal!!! Amei!!
    Parabéns, Neidinha!!!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir