terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mestre Taoísta Wu Jyh Cheng (Programa Sem Censura)





Mestre Wu Jyh Cherng (1958 - 2004), ordenado por seus superiores Monge Kao Kon Fa Shi (Mestre de Alto Ofício e Mestre da Lei), era o pontífice máximo do Taoísmo no Brasil e na América Latina.

Nascido em Taiwan, República da China, em 1958, chegou ao Brasil aos 14 anos, trazido por seu pai, Dr. Wu Chao Hsiang, um dos introdutores da acupuntura e das artes marciais no Brasil, entre elas o tai chi chuan. Aos 20 anos, Wu Jyh Cherng retornou a seu país de origem para estudar com os grandes mestres taoístas da atualidade. Em 1990, fundou, com 11 brasileiros, a Sociedade Taoísta do Brasil, única representante do Taoísmo na América Latina, oficialmente reconhecida e vinculada à Sociedade Taoísta da China (Ordem Ortodoxa Unitária, escola Dzen Yi). Em 1991, após uma série de estudos, os brasileiros discípulos de Mestre Cherng foram levados por ele para Taiwan, para serem ordenados monges.

Mestre Cherng introduziu no Brasil a milenar Tradição Taoísta dos sábios chineses em todas as suas expressões: a espiritual, a filosófica, a cultural e a científica. Conjugou, no espaço da Sociedade Taoísta do Brasil, o Templo da Transparência Sublime e uma escola de artes taoístas. O Rio de Janeiro transformou-se no grande pólo de irradiação desses conhecimentos para outros estados do país. Em 1997, cariocas foram os primeiros ocidentais a terem acesso, no Brasil, à parte mais hermética da tradição taoísta e a receber, fora da China, a ordenação para tornarem-se monges.

Mestre Cherng sempre soube que morreria cedo e, por isso, durante 18 anos à frente da Sociedade Taoísta, trabalhou assiduamente para completar a transmissão dos ensinamentos tradicionais a discípulos e simpatizantes do Tao, que quer dizer caminho, em chinês. Divulgou os conceitos filosóficos e místicos do Tao, ensinou técnicas taoístas de meditação, alquimia interior e Cerimônias e Ritos Espirituais, compostos de cânticos e mantras. Além de dar semanalmente palestras gratuitas e abertas aos leigos que lotavam o templo, formou professores especializados em diversas artes taoístas como o I Ching, o Tai Chi Chuan e o Feng Shui.

Grão Mestre de Tai Chi Chuan, presidente da Federação e da liga de Tai Chi Chuan. É autor dos livros Iniciação ao Taoísmo, I Ching - Alquimia dos Números e Tai Chi Chuan - a Alquimia do Movimento. Traduziu com rigor, diretamente do chinês arcaico para o português, o Tao Te Ching - o Livro do Caminho e da Virtude, de Lao Tsé; e Alquimia Taoísta, de Maa Ho Yang, seu mestre de meditação, além de diversos textos clássicos e autores até então inéditos no Ocidente. Em 2002, inaugurou um templo taoísta na cidade de São Paulo, no bairro da Aclimação.

Seu trabalho no Brasil na área do ensino, sempre respeitado e prestigiado, inspirou a Sociedade Taoísta da China a absorver sua experiência didática inovadora, para transmitir práticas taoístas aos jovens orientais. Após voltar de um retiro de dois anos na China, descobriu estar acometido por um câncer no fígado. Morreu tranqüilo e feliz por ter transmitido seus conhecimentos. Seu acervo inclui além de originais de uma série de livros para serem publicados futuramente, milhares de horas de fitas cassetes e vídeos com palestras e aulas gravadas por seus discípulos.

Deixou esposa e filha.

Doou sua casa, no bairro do Cosme Velho, zona sul do Rio, e sede da Sociedade Taoísta do Brasil, para que monges, professores e seguidores do Tao possam dar continuidade ao "Caminho" e aos estudos taoístas.




Um comentário: