terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dicas para lidar com o estresse no trabalho


1) Identifique os fatores mais estressantes. Faça uma lista de todas as coisas que causam desgosto e preocupações no trabalho.

2) Comece a pensar em estratégias para livrar-se dos fatores que podem ser eliminados. Procure maneiras de conviver de modo menos tenso com os outros fatores, aqueles que fazem parte de seu ofício.

3) Caso se sinta sobrecarregado, converse com sua chefia. Explique que a quantidade de serviço que lhe foi dada está acima do que você pode realizar no período exigido. Negocie um tempo maior para dar conta das tarefas.

4) Administre bem seu tempo. Organize suas tarefas por ordem de importância e dificuldade. Cuide primeiro das mais difíceis e urgentes. Resolvido esse tópico, o restante do serviço transcorrerá de modo menos corrido e tenso.

5) Quando o trabalho for muito grande, divida-o em pequenas partes antes de iniciá-lo. Assim, será mais fácil gerenciá-lo. Quando terminar uma parte, faça uma pausa antes de se dedicar às outras. Saia, tome um café, converse um pouco, relaxe. Isso diminui o nível de estresse.

6) Evite fazer tudo sozinho. Delegue poderes, converse com amigos e colegas sobre os problemas mais difíceis de resolver. Dividir as preocupações e trocar experiências é uma boa maneira de encontrar saídas.

7) Considere a possibilidade de mudar de empresa ou área. Fale com os amigos, pergunte se há vagas onde eles trabalham. Candidate-se a elas. Assuma a direção de sua vida, conduzindo-a para onde você deseja ir.


(do livro Essencial - Combata o estresse)


Nenhum comentário:

Postar um comentário