sábado, 1 de setembro de 2012

Trabalho em equipe: sucesso é consequência!


Saber trabalhar em equipe é característica essencial para se conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. O projeto ou trabalho, que antigamente era realizado de forma mais individual, hoje tem a característica mais coletiva. Reunindo a experiência de cada um, a divisão intelectual das atividades, potencializa os resultados. Na maioria dos processos seletivos, essa habilidade se tornou um diferencial. Aquele que não atende a esse perfil, dificilmente conquista a colocação almejada, uma vez que a comunicação é ferramenta chave em qualquer relação, principalmente profissional.

Gestores precisam e querem colaboradores que se comuniquem, que construam ideias novas e que pensem juntos para o desenvolvimento da empresa. Se até pouco tempo atrás apenas os profissionais de nível hierárquico mais elevado podiam (e deviam) contribuir com a empresa nesse sentido, hoje o comprometimento coletivo é imprescindível, independente de cargos e funções, atribuindo assim a devida importância à convivência em grupo.

Trabalhar em equipe é muito mais do que realizar tarefas em conjunto ou compartilhar tarefas, esse trabalho consiste em comprometimento e participação no resultado do outro, pois profissionais comprometidos assumem de fato a obrigação, a responsabilidade e determinação em fazer o melhor para a conquista do sucesso. Decorrência de várias conquistas e de toda uma trajetória de vida estruturada em valores como determinação, integridade, talento, persistência, iniciativa, ousadia e amor. Sim, é mais do que imprescindível ter amor pelo próprio ofício, pela própria história. Quem só persegue o sucesso e o dinheiro por perseguir, não os alcança, e se consegue um dia esbarrar neles, logo os perde, porque não há verdade nessa conquista.

O sucesso não é para ser perseguido e, sim, vivenciado - como consequência de uma série de ações. Ações que envolvem trabalho, dedicação, comprometimento, foco, perseverança, sonho.

E o que pode levar ao sucesso? O envolvimento e a paixão pelo que se faz, competência e mente aberta para o novo. Uma pessoa verdadeiramente envolvida com seu trabalho, que enxerga nele um sentido, até uma missão, que sente satisfação nessa labuta diária, acaba sendo, naturalmente muito boa no que faz. E essa excelência leva ao sucesso.

Em geral, quando um grupo se propõe a trabalhar em equipe, produz algo surpreendente e muito especial com os ingredientes que tem à mão. Encanta pela dedicação, pela entrega e pelo comprometimento. Essa postura, ao longo dos anos e de toda uma vida, traz credibilidade, reconhecimento das pessoas, boa reputação, enfim, sucesso e dinheiro. E essa energia positiva realimenta cada pessoa do grupo em um processo contínuo e evolutivo, pois amando o que faz, cada componente da equipe vira um farol luminoso, uma referência na vida um do outro.


(texto publicado no jornal Leve & Leia)





Nenhum comentário:

Postar um comentário