sexta-feira, 23 de maio de 2014

Chegado ou chego (Dúvidas de português)


Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo devem ser usadas em situações diferentes. Chegado é o particípio do verbo chegar. Chego não é particípio, mas sim a forma do verbo chegar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. O verbo chegar se refere ao ato de vir, acontecer, alcançar, ser suficiente, aproximar, ir embora, orçar e se igualar.

O particípio permite a formação de tempos verbais compostos e transmite a noção da conclusão da ação verbal, ou seja, o estado da ação depois de terminada. O verbo chegar não é um verbo abundante, não admitindo duas formas equivalentes do particípio (o regular e o irregular). Apenas aceita um particípio regular: chegado. Assim, a frase "Eu tenho chego muito cedo ao trabalho", está errada.

Exemplos:

- Eu tenho chegado muito cedo ao trabalho.
- Eu teria chegado mais rápido, mas peguei muito trânsito.

O presente do indicativo indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos. Pode ser usado ainda para indicar uma ação que ocorrerá num futuro próximo ou enfatizar fatos ocorridos no passado, num relato dos mesmos.

Verbo chegar - Presente do indicativo

(Eu) chego
(Tu) chegas
(Ele) chega
(Nós) chegamos
(Vós) chegais
(Eles) chegam

Exemplos:

- Hoje em chego cedo do trabalho.
- Eu chego em casa antes de minha mãe todos os dias.
- Avisa aí em casa que eu chego amanhã, ok ?
- Eu chego para fazer todo o serviço do escritório.

Fique sabendo mais!

A origem do verbo chegar é incerta, podendo vir da palavra em latim plicare que significa dobrar, enrolar. Adquiriu os significados atuais, possivelmente devido à expressão latina plicare velam, ou seja, o dobrar das velas que os marinheiros faziam quando os barcos chegavam aos portos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário