quinta-feira, 22 de maio de 2014

Você já parou para se perguntar por que as letras YKK aparecem nos zíperes? (Curiosidades do Japão)


Se você é daqueles que acreditam que combinações de letras e números podem esconder teorias conspiratórias incríveis, tenho que informá-lo que o código que aparece na grande maioria dos zíperes do mundo não esconde nada demais.
As letras YKK são uma sigla para Yoshida Kogyo Kabushikikaisha – que mais parece um trava-línguas, mas é apenas o nome da empresa japonesa responsável pela fabricação de cerca de 90% dos zíperes do mundo inteiro. A empresa foi fundada em 1934 por Tadao Yoshida e seu nome significa apenas Yoshida Indústria Limitada.
Atualmente, a YKK tem 206 instalações industriais em 52 países diferentes. Ela também é responsável pela maior fábrica de zíperes do mundo, que fica na Geórgia, nos Estados Unidos, e produz mais de 7 milhões de unidades por dia. Mas não é só de fecho-ecleres (sempre quis escrever essa palavra) que a YKK vive: a empresa também produz botões, outros tipos de fechos e máquinas para fazer zíperes!
Mas se você nunca reparou que a grande maioria dos zíperes do mundo vem com essa inscrição, peço que interrompa a leitura dessa matéria por alguns instantes e verifique os zíperes à sua volta. Confira jaquetas, bolsas, mochilas e não se esqueça da braguilha!
Bem, se a cada 10 zíperes produzidos no mundo, 9 são da YKK, a probabilidade de você ter encontrado pelo menos um dos aviamentos japoneses é altíssima. E o segredo do sucesso da empresa está no que o Sr. Yoshida batizou de “Ciclo de Bondade”.
Trata-se de um princípio que defende que “ninguém prospera a não ser que traga benefícios aos outros”. A partir daí, o empresário japonês se comprometeu a produzir os melhores zíperes do mundo e trabalha para que os produtos e serviços que oferece tragam benefícios para seus clientes e para a sociedade, ao mesmo tempo em que favorece a própria empresa e seus funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário