sábado, 17 de maio de 2014

Energia equilibrada - Marina Vidigal


Aprenda a reconhecer pontos de desequilíbrio energético em sua casa e corrija-os de acordo com a filosofia milenar do Feng Shui

Existe uma força invisível que a tudo anima. Essa energia vital, ensina a filosofia do Feng Shui, impossível de ser vista ou tocada e chamada de Chi entre os chineses (pronuncia-se "tchi"), pode ser sentida e está entre os fatores decisivos no "comportamento" de uma casa. Conforme explica Paulo Lin, estudioso do assunto, para que um ambiente esteja em harmonia, o Chi não deve estar estagnado nem em movimento acelerado. "Um bom fluxo energético tem de ser constante e suave, sem que haja grandes dispersões ou acúmulos", explica. A consultor da arte milenar chinesa Alexandra Sondermann concorda com a importância desse equilíbrio energético e compara: "O Chi está para a casa assim como a alma está para o corpo."

Mas como o Chi atua em uma residência? Tão logo uma pessoa abre a porta de entrada da casa, a energia yang (sol) entra no ambiente, que é ying (sombra). A partir dí, corre com equilíbrio, dispara ou fica estagnada, dependendo do traçado das paredes, móveis e objetos decorativos com os quais se depara. O movimento é similar ao da água ao longo de um rio: ela pode parar em determinadas terminações, fluir suavemente em cursos sinuosos ou despencar e dispersar-se em vigorosas quedas.

Para diagnosticar o fluxo adequado ou não do Chi, há dois aspectos principais a ser considerados. O primeiro é observar como estão as áreas da casa ou, mais especificamente, como vão determinados pontos da vida dos moradores. Depois disso, é preciso aplicar o ba-guá (uma figura geométrica de um octógono, que funciona como um mapa do Feng Shui) sobre a planta baixa da casa e identificar as partes nas quais se pretender mexer.

Exemplificando: quem tem um projeto profissional que não engrena deve descobrir se não há energia estagnada na área da carreira. Se o problema for de instabilidade no relacionamento, por sua vez, pode estar acontecendo uma dispersão de energia muito grande nessa área da casa. E assim por diante.

Outro caminho igualmente válido, é ir direto aos pontos críticos da casa. Descubra, a seguir, como pequenos detalhes podem contribuir com a harmonização de sua casa e consequentemente, de sua vida:

Sob escadas

Segundo Paulo Lin, a energia nesses locais costuma ficar estagnada. Para melhorar esse fluxo, ele recomenda colocar um vaso de plantas ou mesmo um cristal multifacetado.

Despensa, "buracos" (como bús de cabeceira) e depósitos

A consultora Suely Zasnicoff diz que esses locais são propícios para a estagnação de energia. Para reequilibrar esse fluxo, então, sugere os cristais multifacetados, que agem como curingas do Feng Shui. Pontos de luz também podem melhorar esse fluxo.

Uma parede diante da porta de entrada

Mais uma vez gerando energia estagnada e opressiva, este caso pode ser resolvido com um espelho, "que amplia a visão de quem chega e elimina essa opressão", aconselha Suely.

Da porta de entrada, vê-se um enorme corredor e os fundos da casa

Enxergar os fundos da casa a partir da porta de entrada não é bom, de acordo com Paulo Lin. "Em casos como esse - principalmente se existe uma grande janela no fundo da casa - toda a energia que entra pela porta principal atravessa o ambiente e sai, sem nutri-lo", explica. Ele sugere, então, dispor obstáculos no meio do caminho - como plantas, biombos, luminárias, etc. - que "seguram" a energia, suavizando seu curso.

Objetos quebrados, bagunça, plantas mortas, símbolos que remetem a tristeza, agressividade ou morte

A consultora Alexandra Sondermann alerta que todos esses elementos geram uma estagnação energética. Por isso, aconselha: "procure se desfazer de tudo o que não usa, abrindo assim espaço para o que é novo entrar."

Objetos guardados embaixo da cama

"Evite manter objetos nesse local", diz Alexandre Sondermann. Segundo relata, já conheceu gente que guardava até armas debaixo do colchão. "Não há meios disso não prejudicar a energia do ambiente", afirma.

Jamais se coloque em um caminho de energia

Se existe um canal com fluxo de energia intenso (no caso de haver duas janelas ou uma porta e uma janela alinhadas), jamais se coloque - em escrivaninha, poltrona, cama ou sofá - no meio desse fluxo. "Para as pessoas, principalmente as mais sensíveis, manter-se nesses lugares para um desgaste muito grande", alerta a consultora Silvana Helena Occhialini.

Energia oscilante

A consultora Suely Zasnicoff chama atenção para a energia oscilante. "Ela não é ausente nem parada, mas fica girando em um mesmo local sem se reciclar. É o que acontece em pequenos halls diante de elevadores, garagens e escadarias de prédios", exemplifica. Nesses ambientes, a profissional aconselha colocar plantas (se houver luminosidade), vasos com pedras ou ainda esculturas de peso.

Unindo soluções aos problemas apontados no ba-guá

Conforme explica Paulo Lin, além de fazer a cura dos problemas, independentemente da área do ba-guá nas quais eles surgem, é possível criar soluções específicas nos locais onde encontram-se os impasses de acordo com o ba-guá. No Feng Shui, cada área (carreira, espiritualidade, família, prosperidade e assim por diante) pode ser fortalecida por objetos de determinadas cores, formatos e que remetem a certos elementos da natureza. Assim, "se houver necessidade de movimentar a energia da carreira ou da prosperidade, por exemplo, pode-se utilizar uma fonte, que representa água em movimento e é indicada para tais áreas", explica Lin.





(texto publicado na revista Viva Feliz nº 16)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário