domingo, 25 de maio de 2014

Lazer e diversão no São Francisco Golf Club


Campo de golfe mais próximo do centro de São Paulo, é o único que permite jogar todos os dias mesmo sem ser sócio.

Esporte que se destaca pelo estilo e charme, o golfe está com tudo: por decisão do Comitê Olímpico Internacional, o golfe voltará a ser uma modalidade olímpica a partir dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

O golfe é uma boa maneira de manter a forma física. Andar pelo campo, levar uma bolsa cheia de tacos e fazer dezenas de tacadas queima muitas calorias. Além disso, é um esporte que desafia a capacidade de raciocinar, analisar e criar estratégias. Outro benefício do golfe é o contato com a natureza. Escapar para os campos verdejantes pode renovar seu espírito e ajudá-lo a relaxar.

Na zona oeste de São Paulo, o São Francisco Golf Clube se destaca como o campo de golfe mais próximo do centro da cidade e o único que permite jogar todos os dias, mesmo sem ser sócio.

A história do clube remete à década de 1930 e à tradicional família Matarazzo.

Apaixonado pelo golfe, o Conde Luiz Eduardo Matarazzo, caçula dos 13 filhos de Francisco Matarazzo, costumava, em 1935, dar umas tacadas em um percurso de 3 buracos num sítio onde ele ia nos fins de semana. Este sítio situava-se na atual Av. Faria Lima, exatamente na área hoje ocupada pelo Shopping Center Iguatemi.

Muitas vezes acompanhavam o Conde o mais conhecido Pro da época no Brasil, José Maria Gonzalez, que havia desenhado aquele pequeno percurso, e o seguia seu 2º filho, um garoto de pouco mais de 10 anos que demonstrava ser bastante talentoso. O menino iria ser o grande campeão internacional Mário Gonzalez.

No entanto, o Conde havia decidido dar a São Paulo mais um verdadeiro campo de golfe.

Em uma fazenda além do rio Pinheiros, ele e José Maria Gonzalez começaram os trabalhos para a  execução dos primeiros 9 buracos que só ficaram prontos em 1937, quando terminou também a "Club House", igual até hoje, cujo arquiteto foi o próprio Conde Matarazzo.

O clube, no entanto, só começou a funcionar regularmente mais tarde. Após o fim da Segunda Guerra Mundial foi contratado um profissional para atuar no clube: o argentino Amando Rossi (pai de Ricardo, que por longo tempo foi o nº 1 dos amadores brasileiros).

A partir de 1944 a história do S.F.G.C se confunde com a história do golfe paulista e brasileiro. Muitos dos bons amadores deram as primeiras tacadas no clube.

Em 1966, o campo ganhou um estranho presente e pelo qual se tornou famoso: oito jacarés vieram de Mato Grosso e até hoje existem para distrair os jogadores que batem por cima da lagoa no desafiante buraco 18.

Em junho de 1970, pela intervenção pessoal de Mário Gonzalez, o Clube viu pela primeira vez uma competição com os grandes nomes do golfe latino-americano e mais alguns europeus.

Sob a atual presidência de uma filha do fundador, conta com cerca de 100 sócios.

O clube é filiado à Associação Brasileira de Golfe e à Federação Paulista de Golfe.

Hoje, conta com um campo de 9 buracos, grama bermuda Thyfton, lagoas e muitos "challenge". Conta com keddies disponíveis, loja de tacos e bolas, aluguel de equipamentos, vestiários, duas quadras de tênis, piscina e profissionais à disposição.


São Francisco Golf Club
Av. Martin Luther King, 1527
Vila São Francisco
Tel.: 3681 0329
Horário de funcionamento: 7h às 17h

Não é necessário ser sócio para jogar



(texto publicado no jornal Videoimovel de maio de 2014)








Nenhum comentário:

Postar um comentário