sexta-feira, 23 de maio de 2014

Trazido ou trago (Dúvidas de português)


Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, devem ser usadas em situações diferentes. Trago é a forma verbal do verbo trazer conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. Trazido é o particípio do verbo trazer. Este verbo se refere ao ato de dirigir, guiar, atrair, usar e causar, entre outros.

Verbo trazer - Presente do indicativo

(Eu) trago
(Tu) trazes
(Ele) traz
(Nós) trazemos
(Vós) trazeis
(Eles) trazem

Exemplos:

- Hoje eu trago o livro que você tinha me pedido.
- Eu trago um bolo de chocolate para a festa.

Verbo trazer - particípio: trazido

Exemplos:

- Se você tivesse dito, eu teria trazido um casaco para você.
- Eu tenho trazido meu irmão todos os dias para trabalhar.

O verbo trazer não é um verbo abundante, ou seja, não tem duas formas equivalentes do particípio. Apenas aceita o particípio regular. Assim, a frase "Se você tivesse dito, eu teria trago um casaco para você" está errada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário