domingo, 18 de maio de 2014

Fique alerta para não sofrer com doenças respiratórias - Mário Luiz Brusque


Asma é uma doença crônica que afeta os pulmões e causa chiado, dificuldade para respirar e tosse. Quando uma crise de asma ocorre os brônquios, que levam o ar até os pulmões, diminuem seu calibre tornando a respiração mais difícil. Uma crise de asma acontece quando algo irrita os pulmões, como fumaça, mofo, poeira ou pelos, por exemplo.

A pessoa com asma deve estar atenta sempre e evitar os fatores que possam potencializar uma crise e se precaver, principalmente se, na família há casos de pessoas com problemas respiratórios. Os médicos costumam fazer um teste simples, chamado espirometria para verificar como os pulmões estão funcionando. Esse teste possibilita a mensuração de quanto de ar o paciente consegue expirar após realizar uma inspiração profunda.

O tratamento da asma

Alguns medicamentos de uso contínuo podem ajudar a prevenir crises de asma, mas não ajudam durante as crises. Medicações de ações rápida podem aliviar os sintomas; e o mais recomendado é que o paciente se submeta a um plano de tratamento personalizado, orientado por um especialista ou médico de confiança, que possa orientar sobre como e quando usar corretamente as medicações, além de como realizar os ajustes necessários. Nas crises de asma, o mais indicado é que se procure um serviço de pronto atendimento imediatamente caso se esteja com dificuldade para respirar, mesmo após o uso de medicações.

Para um paciente que sofre com crise de asma a melhor recomendação é que ele mantenha-se distante de fatores que possam desencadear o problema. Evitando ambientes com poeira, ficando longe da fumaça de cigarro, de animais e ar muito frio ou seco. O interessante é se manter distante do cigarro: evite fumar ou ficar perto de quem fuma.

Transforme sua casa em um ambiente à prova de asma, com as seguintes dicas:

- Prefira o piso frio - não use carpete.
- Lave sempre as cortinas.
- Vire sempre o colchão e se possível coloque os travesseiros para tomar sol e assim evitar que os ácaros se proliferem.
- Mantenha o quarto bem arejado e limpo.
- Cuidado com os bichos de pelúcia.
- Evite ambientes úmidos ou com pouca luminosidade.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 60 - maio de 2014)



Nenhum comentário:

Postar um comentário