domingo, 18 de maio de 2014

Especialista recomenda tratamento auditivo em pessoas com depressão


Deficiência auditiva não tratada pode levar à depressão e a outras consequências para a saúde

Segundo dados da OMS, estima-se que 360 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva. Destes, um total de 165 milhões é formado por indivíduos acima de 65 anos e 32 milhões correspondem a crianças e adolescentes com idade igual ou inferior a 15 anos. De acordo com o relatório da OMS, adultos acima de 75 anos podem desenvolver a doença. No entanto, a perda auditiva não tratada pode contribuir para a evolução de problemas como depressão, isolamento social, perda da memória e até demência.

"O tratamento da perda auditiva pode ser a melhor forma de minimizar os impactos psicossociais que ela provoca, como a depressão", alerta Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga.

Em situações sociais, quando envolvem a comunicação, a participação de pessoas com perda auditiva pode ficar reduzida e isso pode provocar isolamento e problemas de autoestima. Com a reabilitação auditiva, por meio do uso de aparelhos auditivos e aconselhamento adequado, é possível proporcionar à pessoa o retorno a essas atividades sociais, sejam elas profissionais ou familiares, o que faz com que a pessoa se sinta melhor e mais participativa.

"Escutar os sons do dia a dia novamente e, principalmente, voltar a participar de conversas e de ambientes sociais, pode ser um excelente estímulo para que a pessoa melhore", ressalta a fonoaudióloga. Ainda, segundo a especialista, em grande parte dos casos, os resultados positivos com o uso de aparelhos auditivos para reestabelecer a função auditiva refletem na melhora dos sintomas de uma depressão, caso esta esteja diretamente relacionada ao impacto negativo da perda auditiva.

De acordo com a fonoaudióloga, a reintegração da pessoa a situações que, possivelmente, ela estava afastada por conta da dificuldade de comunicação, pode ser de grande importância para minimizar o quadro depressivo. Além disso, a família também exerce um papel fundamental nesse processo, devendo se esforçar ao máximo para inserir o portador de perda auditiva n comunicação do dia a dia.

Sobre a perda auditiva

A perda auditiva pode ser congênita ou adquirida. A exposição a sons fortes por períodos prolongados, o avanço da idade, doenças durante a gestação, má formações, traumatismos e o uso de remédios prejudiciais à audição são apenas algumas das possíveis causas da perda auditiva. Perdas auditivas que acometem a orelha média (porção média do sistema auditivo) e a orelha externa, muitas vezes, podem ser revertidas com tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Uma numerosa parte das perdas auditivas, porém, estão localizadas na orelha interna e estas são irreversíveis. O tratamento para as perdas auditivas irreversíveis é o uso de amplificação sonora individual, ou seja, aparelhos auditivos.

A detecção precoce é de suma importância para que o tratamento obtenha melhores resultados. Seguir as orientações médicas e realizar acompanhamento periódico, também pode auxiliar no sucesso do tratamento e, até mesmo, evitar uma progressão da perda auditiva. Os cuidados com a saúde auditiva também envolvem evitar exposição prolongada a sons fortes e usar protetores auriculares quando essa exposição for inevitável, no caso de pessoas que trabalham no ruído, por exemplo. Deve-se evitar também o uso de remédios sem orientação médica, pois alguns medicamentos são prejudiciais à audição.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 60 - maio de 2014)










Nenhum comentário:

Postar um comentário