segunda-feira, 19 de maio de 2014

Inteligência animal - Marcelo Ricciardi


Fazer um ranking dos animais mais inteligentes não é fácil. Qual critério usar? O tamanho do cérebro, por exemplo, não pode ser considerado: fosse assim, nenhum seria capaz de superar a baleia. Alguns usam truques de tirar o chapéu para obter comida. Outros têm comportamentos que lembram muito os homens. Seja como for, cada espécie é capaz de proezas diferentes. E, a julgar pela poluição cada vez maior no mundo, fica até questionável colocar a raça humana em um degrau acima das outras nesta lista, não?



1) Porco

Viver na sujeira traz uma péssima imagem para a espécie. O que já é uma injustiça: como não possuem glândulas de suor, a opção pela lama é uma forma esperta de se refrescarem. Aliás, nem são tão "porcos" assim, já que delimitam lugares diferentes para comer e fazer suas necessidades fisiológicas. Em um teste semelhante a um videogame, foram melhores que os chimpanzés ao moverem uma alavanca com o focinho e reconhecerem na tela figuras repetidas.


2) Cachorro

Ele não é o melhor amigo do homem por acaso. Tem cão capaz de guiar cegos pela rua e tem cão que comanda um rebanho inteiro de ovelhas. Sem falar na capacidade de perceberem o estado de humor dos seus donos.

Hachiko, o nosso atual cão

3) Chimpanzé

Ao observar seu comportamento em sociedade, fica impossível duvidar que chimpanzés e homens tiveram um mesmo ancestral. Seja ao montarem estratégias de caça em grupo ou ao usarem ferramentas para obterem comida, seu desempenho é notável.

Penso, logo existo

4) Elefante

A expressão "memória de elefante" surgiu porque a espécie, que caminha centenas de quilômetros em suas migrações, é capaz de recordar, ano após ano, as melhores fontes de água e comida disponível pelo caminho.



5) Golfinho

Quem já presenciou shows aquáticos vê o quão são capazes de executarem tarefas um tanto quanto complexas. Muita gente não sabe, mas, mesmo vivendo embaixo d'água, eles são mamíferos, assim como acontece com as baleias.


6) Polvo

Testes com polvos em labirintos mostraram que eles são dotados de boa memória, tanto de fatos recentes como remotos. Coordenando ao mesmo tempo longos e inúmeros tentáculos, são capazes de façanhas como abrir frascos e apertar parafusos.



7) Papagaio

O que dizer de uma ave que consegue diferenciar as palavras pronunciadas pelos humanos e depois repeti-las? Muitos conseguem até aprender seus significados e montar quebra-cabeças.


8) Castor

Eles não precisam de nenhuma faculdade de engenharia para, com galhos de árvores, fazerem represas que protegem seus lares de predadores e de inundações. Quando chove muito, os castores fazem furos nas barragens para que a água escoe aos poucos.


9) Corvo

A superstição o classifica com um mensageiro portador de más notícias, símbolo de azar. A despeito disso, o corvo é capaz de bolar engenhosos mecanismos para obtenção de comida, além de conseguir diferenciar rostos de pessoas.


10) Burro

Taí uma espécie que, assim como o porco, virou sinônimo de xingamento. O burro é resultado do cruzamento do jumento com a égua. Quando empaca, não é porque não entende as ordens do homem, e sim porque não está a fim de esforço exagerado. Esperto ele, não?


Os músicos de Bremen: o burro, o cão, o gato e o galo



(texto publicado na revista Mente Animal nº 1 ano 1 - 2014)






































Nenhum comentário:

Postar um comentário