sexta-feira, 30 de maio de 2014

Mel, alimento real (Embrapa, Cidade das Abelhas - Wilson Donnini, apicultor)


Ele dá um charme às suas receitas e de quebra traz uma série de benefícios à saúde

O mel de abelhas é conhecido pelo homem e usado como alimento desde a pré-história. As abelhas produtoras de mel são originárias da África, mas foram introduzidas na América e Oceania durante o período colonial. Durante séculos o mel foi retirado dos enxames de forma extrativista e predatória, muitas vezes causando danos ao meio ambiente, matando as abelhas. Os enxames morriam ou fugiam, obrigando o homem a procurar novos ninhos cada vez que necessitasse retirar o mel para consumo.

Com o passar dos anos, como parte do processo evolutivo, o homem foi aprendendo a proteger os enxames, retirando o alimento sem causar prejuízo para as abelhas e o meio ambiente. Hoje, através da criação racional de abelhas, é possível obter não apenas o mel, mas o pólen apícola, geleia real, polinização e cera.

Existem mais de 20 mil espécies de abelhas conhecidas, mas apenas 2% delas produzem mel. Entre as espécies produtoras, as do gênero Apis são as mais conhecidas e difundidas. Para produzir meio quilo de mel, as abelhas voam em média 88 quilômetros para  encontrar dois milhões de flores. Conforme a florada, elas produzem diferentes méis, entre eles, o de laranjeira, o de flores do campo ou silvestre e o de eucalipto, com sabor mais forte e maiores propriedades terapêuticas sobre o sistema respiratório.

Mas além de gostoso e nutritivo, o mel pode aumentar a longevidade e é indicado para curar uma série de doenças. Composto de água, glicose e principalmente de frutose - um açúcar rapidamente absorvido que não fermenta no intestino - o mel possui ainda vitaminas A, B, C e minerais essenciais para a vida como selênio, zinco e potássio. Ele aumenta a disposição, protege a pele, é bactericida, cicatrizante e combate a insônia.

Durante a noite, nosso cérebro reconstitui as células do corpo reformulando os órgãos. Se consumirmos alimentos ricos em glicose e frutose antes de dormir, auxiliamos o trabalho do cérebro na reconstituição de nossas células. O cérebro bem alimentado à noite consegue transformar as reservas de gordura em energia, que ajuda na realização das suas atividades.

O mel também pode ser encontrado em favos. "Quando você pega um pedaço de favo e mastiga, ele tem uma propriedade e algumas enzimas naturais que ajudam a desobstruir as vias nasais.", explica o apicultor Wilson Donnini, da Cidade das Abelhas, que reúne colmeias de 60 mil abelhas que produzem mel o tempo todo.

Em associação com a canela, o mel produz ainda mais benefícios. Alguns deles são: emagrecimento, melhora a digestão, auxilia na cura e enfermidades como dor de garganta, infecção nos rins, enfermidades no coração, reduz o colesterol, artrites, picadas de insetos, dores de dente, constipação e até queda de cabelo.

Mas um dos maiores desafios ainda é saber se o mel é verdadeiro ou não. O primeiro cuidado deve ser tomado na hora da compra. O consumidor deve verificar no rótulo se há aditivos e também o selo do Serviço de Inspeção Federal - SIF. Para o apicultor Wilson Donnini, o mel deve ser vendido em boca larga. Como o mel cristaliza, a pessoa pode já comprar cristalizado para ter certeza. Outra dica do apicultor é que "quando você abre um pote de mel, ele tem que ter o odor característico da florada que o gerou".

Depois de comprado o produto, é possível observar a cristalização. O mel puro cristaliza uniformemente, ficando cremoso. Outra maneira de testar é colocar uma colher de mel sobre um copo com álcool. O mel que se dissolver é falso e o que continuar é verdadeiro.

Quando for consumir, se o mel estiver cristalizado, você pode colocar em banho-maria, desligando assim que a água ferver. Mas há um cuidado a ser tomado, pois se aquecido a mais de 40 graus, ele perde suas propriedades nutricionais.

Como é um alimento, o Ministério da Agricultura estabelece uma validade de dois anos, mas os especialistas garantem que dura muito mais.

Para substituir o açúcar por mel, a proporção é 1/2 xícara de mel para cada xícara de açúcar. Você pode usar o mel como adoçante com vantagens nutricional e calórica, mas sem exagero. Uma colher de sopa de mel tem 62 calorias. A mesma quantidade de açúcar tem 100 calorias. Brigadeiro com mel, por exemplo, fica bem macio.



(texto publicado na revista Tudo nº 40 - maio de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário