domingo, 20 de setembro de 2015

12 alimentos bons para o fígado (Dieta Alcalina)


1. Alho

O alho ativa as enzimas do fígado que ajudam na digestão e na liberação de toxinas. Ele é rico em alicina e selênio, dois compostos que atuam na limpeza do sangue e do fígado. O selênio é um mineral naturalmente desintoxicante e a alicina ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que por sua vez ajuda a aliviar a carga sobre o fígado.

Use dentes de alho inteiros, em vez de alho em pó.

2. Maçã

As maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a eliminar toxinas e colesterol do sangue, o que contribui para aliviar a carga de trabalho do fígado. Também são ricas em ácido málico, um “agente de limpeza” natural que remove substâncias cancerígenas e outras toxinas do sangue.

3. Beterraba

As beterrabas são ricas em flavonóides de origem vegetal, que ajudam a melhorar as funções do fígado no seu geral.

4. Abacate

Comer mais abacates ajuda o organismo a produzir um tipo de antioxidante chamado glutationa, que é necessário para o fígado filtrar as substâncias prejudiciais.

5. Vegetais crucíferos

Neste tipo de vegetais estão incluídos, por exemplo, os brócolis e a couve de Bruxelas, os quais aumentam a quantidade de glucosinolatos (compostos orgânicos) em nosso organismo que estimulam a produção de enzimas para a digestão.

6. Limão

Para além de ser rico em vitamina C e extremamente alcalinizante, o limão também ajuda na eliminação de materiais tóxicos e no processo de digestão.

7. Cebola

Tal como o alho, a cebola também é rica em alicina, que contribui para a limpeza do fígado e do trato digestivo. As cebolas contém ainda grandes quantidades de potássio, fibras, fitonutrientes e flavonóides que ajudam seu corpo em praticamente tudo, desde proteger do frio no Inverno a eliminar substâncias tóxicas.

8. Cúrcuma

Usada como uma especiaria, sabe-se que a cúrcuma (ou açafrão das Índias) ajuda os nossos corpos a digerir gorduras e estimula a produção de bile. Além disso, também atua como uma forma natural de desintoxicação do fígado.

9. Chá verde

O chá verde é rico em catequinas (compostos antioxidantes) que ajudam a melhorar as funções do nosso fígado.

10. Nozes

As nozes são ricas em glutationa e ômega-3, que apoiam o fígado no seu processo de limpeza.

11. Vegetais de folha verde

Alimentos como o espinafre e a alface (e também outros vegetais de folha verde) têm a capacidade de neutralizar metais, produtos químicos e pesticidas que podem estar nos alimentos que ingerimos, e atuar como um mecanismo de proteção do fígado.

12. Lentilhas

As lentilhas são ricas em fibras, que ajudam no processo de limpeza. Também são uma fonte natural de proteínas vegetais. O excesso de proteína animal não é recomendado, pois pode ser especialmente ruim para o fígado. Por isso as lentilhas são uma excelente opção, pois fornecem proteína suficiente sem causar qualquer dano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário