segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Atenção às bactérias


Bolsas femininas são mais contaminadas que acentos de vasos sanitários. A higienização dessas peças, portanto, é um item essencial

Segundo uma pesquisa realizada pelo Technical Manager at Initial Hygiene, da Inglaterra, uma bolsa feminina pode ter mais bactéria do que um acento de vaso sanitário. E entre os vários tipos, as de couro são mais propensas a albergar os vários tipos de germes, por terem uma textura esponjosa (tudo o que as bactérias querem para seu crescimento!).

Agora, imagine as alças dos bolsos em contato diário com as mãos, que já são reconhecidas como grandes transportadoras de todos os tipos de micro-organismos... A pesquisa fez uma revelação surpreendente: uma em cada cinco alças de bolsas contém bactérias suficientes para causar algum dano à saúde. Os pesquisadores, assim, sugerem que as mulheres limpem regularmente as mãos com lenços ou sabonetes bactericidas (ou álcool em gel), evitando a contaminação ou transmissão das bactérias para outras pessoas e alimentos, além de proceder a limpeza periódica de suas bolsas.

Como os germes chegam às bolsas?

Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, no dia a dia, elas nos acompanham aos mais variados locais: carros, mercados, escritórios, shopping-centers, baladas, ônibus, banheiros públicos... Nelas já foram encontradas coliformes fecais (provenientes de fezes de animais e do homem), salmonella (bactéria causadora de doenças veiculadas por alimentos) e staphylococcus aureus (que pode dar conjuntivite, intoxicações alimentares, septicemia, sinusite, laringite e infecções com pus).

Tais bactérias podem ser transportadas para vários locais e somente aguardar uma diminuição das defesas dos organismos para desencadearem doenças que vão desde as diarreias, cólicas intestinais e vômitos até complicações mais graves. A bolsa de uma mulher solteira que frequenta boates, bares, clubes e motéis tem uma das piores contaminações. Afinal, a bolsa foi colocada onde outras pessoas andaram, sentaram, espirraram, tossiram, cuspiram, urinaram, vomitaram e até defecaram,como nos banheiros em baladas. A bolsa de uma mãe com filhos pequenos também apresenta alta contaminação.

Dicas

Para driblar o problema, o Dr. Bactéria tem algumas dicas pontuais: primeiramente, nunca deixar a bolsa no chão ou sobre a mesa em que você faz suas refeições. Além disso, evite levá-la consigo ao banheiro (nessa situação, carregue apenas uma necessaire). Se acabar levando a bolsa ao banheiro, tenha o cuidado de não colocá-la em cima da pia ou sobre a caixa da descarga (prefira pendurá-la em um ganchinho). E, no carro, deixe-a no porta-malas, um local menos possível de contaminação.

Outra coisa: procure limpar a bolsa com pano, água e sabão, no mínimo, uma vez por semana. E evite levar, em seu interior, doces abertos (incluindo pacotes de balas) ou escovas de dentes sem proteção. "Algumas vezes, para uma bolsa que não é usada há muito tempo, a presença de bolores ou bactérias pode trazer o conhecido 'cheiro de guardado'", prossegue o Dr. Bactéria. "Para eliminar esse problema, basta colocar uma latinha furada contendo pedaços de algodão umedecidos em um desodorante que você goste. Deixe a lata dentro da bolsa por um dia. Outra forma de eliminar o odor desagradável é polvilhar a bolsa, em sua parte interna, com bicarbonato de sódio, deixar por uma noite e, depois, limpar com uma escova."

Para cada tipo de bolsa, uma técnica de limpeza

Bolsas de palha

Esfregue um pano embebido em mistura de água e um pouco de amoníaco. Deixe secar bem, se possível, ao sol. Depois, esfregue com pano ou flanela. Também pode ser esfregada com uma esponja embebida em água bem salgada. Por fim, passe água limpa e deixe secar ao ar livre.

Bolsas de tecido

Nem sempre é possível lavar uma bolsa de tecido claro. Para limpá-la a seco, depois de escovar bem (para retirar a poeira), prepare uma pasta com talco e benzina pura. Passe em toda a superfície da bolsa e deixe secar. Depois, escove bem para remover o pó. As bolsas de fazendas escuras, grossas, podem ser limpas esfregando-se uma escova umedecida em álcool.

Bolsa de couro arranhada

As marcas mais leves de arranhão podem ser atenuadas se forem cuidadosamente esfregadas com cera da mesma cor do couro.

Bolsas de couro danificadas pelo tempo

A bolsa que você adora está ficando velha e feia? Ela vai melhorar muito se for friccionada com clara de ovo batida em neve. Depois de secar, passe uma flanela. Se estiver tão velha a ponto de endurecer, passe, na parte interna do couro, uma mistura de 100 ml de água, uma colher de sopa de sal e uma colher de café de bicarbonato de sódio, umedecendo bem. Deixe secar à sombra.

Bolsa de couro danificada por chuva ou umidade

Quando o couro for afetado pela chuva, passe um algodão molhado em álcool e depois engraxe. Se estiver endurecida por qualquer outro tipo de umidade, passe, por  toda a superfície, um pincel molhado em querosene.

Bolsas de couro em geral

Lave-as com água e sabonete de glicerina ou com sabão de coco, desde que sequem à sombra. Depois de bem secas, engraxe as peças com cera ou graxa de sapato incolor (ou da mesma cor do couro).

Bolsa de couro claro

Esfregue vigorosamente com pasta de dentes misturada a leite de magnésia. Depois, é só passar um algodão umedecido com água.

Bolsa de couro cru

Passe um algodão embebido na seguinte mistura: 1/3 de glicerina e 2/3 de álcool. Deixe secar bem e lustre.

Bolsa de couro preto

Esfregue com um pedaço de batata crua. Em seguida, engraxe e lustre.




(texto publicado na revista Bem Mulher nº 006 -ano 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário