sábado, 26 de setembro de 2015

Liberte-se - Sandra Kitner


Quantas ideias equivocadas criamos sobre nós e sobre os outros... Não deixamos que os outros se expressem na sua totalidade porque antes já estereotipamos tudo o que aquela pessoa é. Começamos pela forma física, "gordo, magro, feio, bonito". Partimos então para o "sensível, inteligente, criativo, grosso, frio"... E esquecemos o principal que é apenas deixar a pessoa fluir no que ela é.

A liberdade para não mais viver numa prisão, é se libertar das ideias... Tudo são ideias que criamos o tempo todo, criamos no trabalho, nos relacionamentos familiares, nos relacionamentos entre duas pessoas...

Toda situação aparece na sua vida pra te fazer crescer, mas você é quem escolhe se quer se aprisionar ou se libertar.

Pessoas perdem tempo com pessoas quando se aprisionam. A escolha é sempre sua. Não é somente o outro que te faz sofrer, você que escolheu continuar sofrendo pelo outro... Escolha o que te faz bem, o que te alimenta o coração. Isso é um trabalho interno de disciplina, e muita! Trabalhar com sua mente, significa trabalhar com o seu intelecto e seu sentimento, seu coração e sua mente. Essa disciplina interior, pouco a pouco, te ajudará identificar claramente o que te causa felicidade e o que te causa sofrimento... Gradativamente você elimina aquilo que te faz sofrer e aprende a cultivar aquilo que te traz felicidade e libertação... Esse é o caminho do coração.

Você é a manifestação da natureza. Lembre-se, a fênix renasce das cinzas, suporta grandes pesos com sua força descomunal. A flor de lótus, com seu simbolismo profundo no caminho espiritual, ressurge da lama... Isso é mágico, e é o que dá sentido à vida. Tudo vem pra te fazer se libertar e crescer e não pra te aprisionar e te  tornar rancoroso. A escolha é sua... Quanto tempo perdido em se tornar ressentido porque já sofreu demais... Sua vida valeu aquela única situação, pessoa, sofrimento? Olha o quanto se tem pra descobrir, mal você se descobriu...

Se você reconhecer que sua vida pulsa agora, via sair de qualquer prisão criada por você ou mantida pelo outro. Talvez demore, mas é possível. O que dura mesmo é o amor. O amor real, o que te liberta de tudo e te faz enxergar a vida como um rio que flui...

Eu sinto tudo como possibilidades... Também sofro, me decepciono, me engano com tantas coisas... Graças a Deus! Aqui pulsa um coração! Mas eu escolho o que eu quero alimentar em mim, seguindo e sentindo... Não deixo, com todo coração, que pessoas me aprisionem em suas ideias. Sou peregrina, reconheço essa liberdade com todo meu amor...

Escolha se libertar das dores, dos desamores, das ideias, das perdas... Sofra o que precisar sofrer, porque você é humano, e até hoje só aprendemos a crescer pela dor, não pelo amor. Mas não sofra tanto!! Se liberte de coisas que não te fazem bem, que te causam dúvidas demais, que são enroladas e param sua vida. Decida o que você quer e não aprisione o outro nas indecisões... Respire o novo, ele sempre vem pra você. Purifique tuas emoções e cultive o que te faz feliz.

Segue tua trilha, teu caminho...

Vai em direção aos teus sonhos, vai ser feliz com teu coração, abandone essa ideia de deixar de acreditar nas pessoas, ou de estabelecer padrões de condicionamento o tempo todo na sua vida. O mundo é redondo, é impossível traçar uma reta na sua vida com tantas certezas, com tantas escolhas sem nem antes se permitir sentir...

Flua mais e melhor. Você é Único, aproveite o Presente que É você.

Veja a seguir algumas dicas simples

1) Oportunidades e aprendizado

A vida é feita de altos e baixos e o primeiro passo para cair na frustração é achar que felicidade é sinônimo de viver apenas bons momentos. Aceitar que problemas virão e encará-los pode fazer uma grande diferença. "Quando uma crise se apresenta, devemos nos perguntar o que isso quer me dizer? Esse exercício de compreensão nos permitirá ativar a mente com clareza", explica a monja Heishin, da comunidade budista Zen do Brasil.

2) Não cultive mágoas

Se sabemos tão bem que não somos perfeitas, por que agimos como se fôssemos? E pior: como se os outros também fossem. Conviver é sinônimo de concordar e discordar e, assim, é impossível passar a vida sem decepções. "Não cultive mágoas, feridas morais, fardos de culpa e de vergonha. Perdoar a si mesmo e aos outros é um poderoso instrumento de cura", afirma a psicóloga sorocabana Norma Guidolin Lima Mariano.

3) Esteja por inteira em cada momento

Se você é daquelas que vai almoçar com as amigas, mas não desgruda do celular, cuidado! Há grandes chances de estar perdendo ótimas oportunidades de desfrutar do que está diante dos seus olhos. "Nada é tão urgente que não possa esperar 30 minutos para ser resolvido. Vive mais leve quem consegue escolher estar por inteiro nas situações do dia a dia", avalia a neuropsicóloga Carmem Vânia de Moraes Ramires, do Instituto Papilo.

4) Reserve alguns minutos

A terapeuta corporal Nicole Fontes Lima atua em Sorocaba e comenta que é comum para quem quer começar a meditar o receio de ficar sentado sem conseguir esvaziar os pensamentos. "A meditação é algo muito mais simples e acessível. É experimentar o aqui-agora como a única opção", explica. Talita Casagrande Esteves, que é professora de ioga, no Instituto Namaha, dá a dica: "Ao se silenciar, por um minuto, antes das principais atividades do dia, você tem a oportunidade de se perceber, de sentir o que o seu coração pede, ganhando mais foco e concentração".

5) Reavalie suas expectativas

A frustração nada mais é que uma expectativa não atendida. Assim, uma ótima forma de combatê-la é ser mais realista diante da vida. Não se trata de deixar de sonhar, pelo contrário, o sonho é combustível da vida. Uma postura inteligente é criar objetivos possíveis e viáveis, especialmente quando outra pessoa está envolvida: alguém da família, um amigo ou companheiro. "Não espere dos outros aquilo que eles não têm ou não estão prontos para dar. Isso evita mágoas e julgamentos precipitados", alerta a psicóloga Norma.

6) Dê uma chance à ioga e à acupuntura

Práticas que favorecem a interação entre corpo, mente e espírito se  tornam cada vez mais populares. "A mulher moderna pode e deve devolver a seu corpo a energia que perde, vivendo sem abrir mão da saúde e da beleza física, emocional e mental", comenta a acupunturista Fabiana Dias, da Clínica Corpo e Alma. Já a coordenadora do Estúdio Equilíbrio Yoga, Mônica Périco Bérgamo Santos, destaca que a ioga é uma filosofia de vida. "A aula é um momento para se voltar para dentro e desligar das exigências consigo mesma".

7) De bem com a vida

Lembre-se que o mundo não está contra você e não pretende puni-lo. Provavelmente, por vezes, você faz isso para si mesmo. Aprenda a concentrar-se noutras oportunidades, ou noutra direção para olhar o mundo por outras perspectivas.

8) Observe seus pensamentos

O seu pensamento nunca será 100% positivo. Você deve aprender a ignorar os pensamentos negativos e ficar aberto a outras ideias que o ajudarão a mover-se numa direção positiva. Comece a reconhecer os pensamentos negativos e use a sua mente para criar outros mais capacitadores, adequados e construtivos. Ter pensamentos negativos não é um problema, o que é problemático é aquilo que se pensa acerca desses pensamentos e até que ponto influenciam os seus comportamentos e atitudes.

9) Ame-se simplesmente

Você não tem que ser quem você é hoje, e a sua vida não é um script (guião). Mudar a forma como você se sente sobre si mesmo significa a criação de uma estratégia, reunindo algumas ferramentas novas, e tornando-se a pessoa que você quer ser. Uma boa maneira de começar é parar de fazer coisas que a machuquem, depreciem ou incapacitem.

10) Lide com os seus medos

Superar o medo faz você ganhar resiliência. O medo é um gatilho forte para a ação, podemos aprender a lidar com os nossos medos e a superá-lo. O medo é uma emoção que gera muita energia, faz-se sentir no corpo e pode ser incapacitante. Mas, se perceber que essa tremenda energia pode ser canalizada para ajudá-lo a conseguir alguns do seus objetivos sentir-se-á mais capaz.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 130 - ano 9 - setembro de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário