quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O poder do pensamento - suas leis e sua dinâmica (extraído do livro "O Poder do Pensamento" de Swami Sivananda (colaboração da Filiada Luciane Rocha Nunes)


1) O pensamento - o arquiteto do destino

Se a mente gira constantemente sobre um tipo de pensamento, forma-se um sulco para o qual escorre automaticamente a força do pensamento e tal hábito de pensar continua depois da morte e, como pertence ao ego, é levado para a nova encarnação como tendência ou capacidade de pensamento.

É preciso lembrar que todo pensamento tem sua imagem mental. A essência das várias imagens mentais formadas numa determinada vida física está sendo trabalhada no plano mental. Constitui a base para a próxima vida física.

Assim como um novo corpo físico é formado em cada nascimento, também são formados uma nova mente e um novo Buddhi.

Não é fácil explicar em detalhes o funcionamento do pensamento e do destino. Cada Carma produz dois efeitos paralelos, um na mente individual e outro no mundo. O indivíduo cria as circunstâncias de sua futura vida pelo efeito de suas ações sobre outros. 

Cada ação tem um passado que a levou a ela e um futuro que se segue a ela. Uma ação implica num desejo que a causou e num pensamento que a formulou.

Cada pensamento é um elo na ilimitada corrente de causas e efeitos, cada efeito tornando-se uma causa e cada causa tendo sido um efeito; e cada elo na corrente ilimitada é forjado com três componentes - desejo, pensamento e ação. Um desejo estimula um pensamento; o pensamento incorpora-se numa ação. A ação constitui a trama do destino.

Cobiçar egoisticamente as posses alheias, ainda que nunca transforme em trapaças ativas no presente, nos fará um ladrão numa vida futura, enquanto o ódio e a vingança, ainda que alimentados em segredo, são as sementes das quais surgirá o assassino.

Assim também o amor desinteressado prepara a vinda do filantropo e do santo; e cada pensamento de compaixão ajuda a criar a natureza terna e cheia de piedade que pertence ao que se pode chamar de amigo de todas as criaturas.

O sábio Vasishtha pede a Rama que faça Purushartha, ou mostre a habilidade com que opera. Não se entregue ao fatalismo. Este produzirá inércia e preguiça. Reconheça os Grandes Poderes do Pensamento. Opere. Pensamento direito você poderá criar para si próprio um grande destino.

Prarabdha é Purushartha da última encarnação. Você semeia uma ação e colhe um hábito; um hábito semeado resulta em caráter. Semeie um caráter e colherá um destino.

O homem é dono de seu próprio destino. Pelo poder de seu pensamento você mesmo é que faz o seu destino. Pode desfazê-lo se quiser. Em você estão latentes todas as faculdades, energias e poderes. Desenvolva-as e torne-se livre e grande.

2) Os pensamentos - esculpem sua aparência

Seu rosto é como um disco de vitrola. O que quer que você pense é imediatamente escrito no seu rosto.

Cada mau pensamento serve de cinzel ou agulha para marcar sua aparência. Seu rosto está coberto de cicatrizes e chagas feitas pelos maus pensamentos de ódio, raiva, luxúria, inveja, vingança, etc.

Pela natureza das cicatrizes no seu rosto podemos ler imediatamente seu estado de espírito. Podemos diagnosticar instantaneamente a moléstia de sua mente.

Aquele que julga poder esconder seus pensamentos não passa de um bobo. Assemelha-se à avestruz que, quando perseguida por caçadores, esconde a cabeça debaixo da areia e acha que não pode mais ser vista.

O rosto é o índice da mente. O rosto é o molde da mente. Cada pensamento marca um sulco no rosto. Um pensamento divino ilumina o rosto. Pensamentos divinos contínuos aumentam a aura ou halo.

Maus pensamentos permanentes aumentam a profundidade das impressões sombrias, assim como batidas repetidas de um balde contra os lados de um poço, quando se tira a água, vão amassando o balde. A expressão facial expõe, na verdade, o estado interior da mente ou o real conteúdo da mente.

O rosto é como um painel de anúncios onde aparece o que está acontecendo na mente. Seus pensamentos, sentimentos, estados de ânimo e emoções produzem fortes impressões sobre o rosto.

De fato, você mal consegue esconder seus pensamentos. Erroneamente é capaz de achar que os manteve secretos. Os pensamentos de luxúria, de cobiça, de inveja, de raiva, de ódio, etc. produzem fundas impressões em seu rosto.

O rosto é um gravador exato e um aparelho registrador que grava e registra todos os pensamentos da sua mente.

O rosto é um espelho que reflete a natureza da mente e o que esta contém num determinado momento.

3) Os pensamentos retratam as expressões físicas

A mente é a forma sutil do corpo físico. Este é a manifestação externa dos pensamentos. Por isso quando a mente é distorcida, o corpo também é distorcido.

Assim como uma aparência rude geralmente não consegue inspirar amor e piedade nos outros, um indivíduo de mente áspera também não inspira amor e piedade em ninguém.

A mente reflete muito claramente no rosto os seus vários estados, e este podem ser lidos com facilidade por uma pessoa inteligente.

O corpo acompanha a mente. Se a mente pensar em cair de uma altura, o corpo imediatamente se prepara e mostra sinais exteriores. O medo, a ansiedade, a dor, a alegria, a raiva, todos produzem suas várias impressões no rosto.

4) Seus olhos confessam seus pensamentos

Os olhos que representam as janelas da alma revelam a condição e o estado da mente.

Existe nos olhos um instrumento telegráfico que transmite as mensagens ou pensamentos de traição, depressão, tristeza, ódio, alegria, paz, harmonia, saúde, poder, força e beleza.

Se você tem a capacidade de ler os olhos dos outros, poderá, imediatamente, ler as mentes. Saberá qual o pensamento principal ou dominante de uma pessoa se observar cuidadosamente os sinais em seu rosto, conversa e comportamento. Precisa ter apenas um pouco de vontade, percepção, treino, inteligência e experiência.

5) Os pensamentos negativos envenenam a vida

Os pensamentos de preocupação e de medo são forças terríveis dentro de nós mesmos. Envenenam a própria fonte de vida e destroem a harmonia, a eficiência de agir, a vitalidade e o vigor. Enquanto que os pensamentos opostos: de bom humor, alegria e coragem, curam e acalmam, aumentam enormemente a eficiência e multiplicam os poderes mentais. Esteja sempre de bom humor. SORRIA. RIA.

6) Distúrbios psicossomáticos

O pensamento exerce influência sobre o corpo. A tristeza na mente enfraquece o corpo. O corpo também influencia a mente. Um corpo são torna a mente sã. Quando o corpo está doente, a mente também adoece. Se o corpo é forte e saudável, a mente será paralelamente forte e saudável.

Ataques violentos de mau humor produzem danos sérios nas células do cérebro, espalham produtos químicos venenosos no sangue, causam um choque generalizado e depressão; suprimem a secreção dos sucos gástricos, a bílis e outros; nos canais digestivos, esgotam sua energia e vitalidade, provocam velhice prematura e encurtam a vida.

Quando você se zanga, sua mente fica perturbada. Assim também, quando sua mente se perturba, seu corpo sente distúrbios. Todo o sistema nervoso se agita. Você se enerva. Controle a  raiva pelo AMOR. A raiva é uma energia poderosa que não pode ser controlada pelo Vyavaharic Buddhi prático, mas é controlada pela razão pura (Sattvic Buddhi) ou Viveka-Vichara.

7) Os poderes do pensamento criativo

O pensamento cria o mundo. Ele faz as coisas existirem. Os pensamentos dão ímpeto aos desejos e excitam as paixões. Portanto, os pensamentos opostos de eliminar os desejos e as paixões virão se sobrepor à ideia inicial de satisfazer os desejos. Daí ocorre que quando uma pessoa compreende isso, um pensamento oposto a ajudará a eliminar os desejos e paixões.

Pense em alguém como sendo um bom amigo e a coisa começa a se tornar realidade. Pense nele como um inimigo e a mente também apurará o pensamento a ponto de o transformar em fato. Quem conhece o funcionamento da mente e a controla na prática, é REALMENTE FELIZ.

8) Pensamentos semelhantes atraem-se mutuamente

A grande lei "os semelhantes exercem mútua atração" também opera no mundo do pensamento. Pessoas que pensam de maneira semelhante procuram umas às outras. Daí a razão dos seguintes provérbios: "As aves da mesma plumagem se juntam", "Conhece-se um homem pela companhia em que anda".

Um médico sente-se bem junto de outro médico. Um poeta é atraído por outro poeta. Um cantor procura outros cantores. Um filósofo gosta de outro filósofo e um vagabundo de outro vagabundo. A mente possui um "poder de atração".

Você atrai, continuamente, para si, tanto do lado visível quando do invisível das forças vitais, pensamentos e influências e condições que mais se aproximam de seus próprios pensamentos e direções.

No mundo dos pensamentos, as pessoas que pensam da mesma maneira atraem-se mutualmente. Esta lei universal opera o tempo todo, quer estejamos conscientes dela ou não.

Alimente qualquer tipo de pensamento que quiser e enquanto ele permanecer em sua mente, mesmo que você atravesse terras e mares, atrairá constantemente, consciente ou inconscientemente, exatamente aquilo que corresponde a sua qualidade dominante de pensamento. Os pensamentos são propriedade privada de cada um e podem ser manipulados ao bel-prazer do indivíduo, se este paulatinamente, reconhecer que tem a habilidade de fazê-lo.

Está inteiramente em SUAS MÃOS a possibilidade de determinar que espécie de pensamento quer alimentar e consequentemente o tipo de influência que vai atrair para si, e ninguém é uma simples folha carregada de circunstâncias, a não ser que desejar sê-lo.

9) Fazer vigorar uma lei psicológica

Mantenha jovem o seu coração. Não pense "Estou velho". Pensar "Estou velho" é um mau hábito. Não alimente esse pensamento. Aos 70 anos, pense "tenho 26 anos". Você se torna aquilo que pensa. Esta é uma lei psicológica importante.

"O homem se torna o que pensa ser e o que ele faz". Esta é uma grande verdade. Pense "sou forte" e ficará forte. Pense "sou fraco" e será fraco.  Pense "sou um bobo" e se tornará um bobo. Pense "sou um sábio ou Deus" e será sábio ou Deus, obviamente com atitudes condizentes de um sábio ou Deus.



(texto publicado na revista O Pensamento nº 6 - ano 106 - nov/dez de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário