segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O homem periguete - Walcyr Carrasco


O periguete tem os sonhos de seu equivalente feminino: roupas boas, viajar, ser ator ou modelo

Ela é bonita, já passou dos 40 e foi casada com um milionário. Sempre trabalhou, com sucesso, em marketing. Nos últimos tempos, namorou um jovem ator muito mais jovem. Como ator, iniciante. Foram uns dois anos de idas e vindas. Ela até inventou novos projetos de vida, em função do garotão, que envolviam programas de televisão. Que ela mesma tratou de vender, implantar e produzir. Finalmente, depois da enésima separação, ela desabafou:

– Queria tanto namorar alguém da minha idade!

Não estava falando objetivamente em idade, mas em tipo psicológico. Hoje em dia são frequentes os casais em que ele é mais novo. Até porque as mulheres aprenderam a envelhecer bonitas. Mas surgiu um novo tipo de homem, vaidoso, que se dedica a ter um belo físico e sonha em casar para ter vida boa. Não que nunca tenha existido. Pelo contrário, encontramos esse tipo nos romances, até nos clássicos. Mas é diferente. Trata-se de um novo perfil, antes só associado a mulheres. A periguete atrás de um bom casamento sempre existiu. Passa horas no salão de beleza, empresta roupas de grifes para usar e faz tudo para conquistar um milionário. Ou pelo menos alguém bem de vida. Frequentemente, com a ajuda da mãe, que vê no casamento da filha um negócio. Ou, se for para ser romântico, um sonho de Cinderela. A beleza, desde os contos de fada, foi sempre uma mercadoria.

Esse novo perfil masculino em tudo se assemelha à periguete. É o tipo que frequenta a academia como uma religião. Modela o corpo. Usa cremes, é claro, mas homem vaidoso tem de todo tipo. O segredo de beleza desses homens são as bombas. Ou seja, substâncias químicas para aumentar a musculatura. Até de suplementos para cavalos ouvi falar! O mais desejado, porém, é o GH. Ou seja, o hormônio do crescimento. Muita gente toma GH hoje em dia em quantidades mínimas, como uma espécie de reposição hormonal. É uma técnica discutível, mas usada por endocrinologistas. Mas o GH estimula o crescimento de forma ampla. Já me afirmaram: se a pessoa tiver um câncer no início, cresce também. É preciso acompanhamento médico intenso. Quando começou a ser usado, o GH fez crescer a ponta do nariz e dos dedos de muita gente, por erro de dosagem.

Tomado em altas doses, associado a regimes e muita musculação, o GH cria aquela barriga de tanquinho. Músculos definidos.

– O corpo fica rasgado! – afirmou um conhecido meu.

É o sonho de todo homem periguete. Quem sabe, o passaporte para uma boa situação, com mulher ou homem. Na verdade, todos são “héteros”. Mas topam uma relação gay em condições generosas. A ideia de generoso varia. Um apartamento de três quartos alugado pode ser muito melhor do que a vaga na república. E assim por diante. O homem periguete tem os sonhos de seu equivalente feminino. Quer roupas boas, viajar e não tem um projeto de vida. Até diz que vai ser ator ou modelo, ou estudar, de preferência numa faculdade pela internet. Na real, empurra a parceira para criar oportunidades nas quais tudo o que ele tem a fazer é sentar-se no trono. A grande novidade, porém, é que há sempre uma mãe por trás, como antes só havia entre mulheres. A mãe do homem periguete é louca pela beleza do filho e acha que tem de render. Um rapaz vivia havia dois anos com um senhor. Conheceu outro, até mais rico. Falou com a mãe, que aconselhou:

– Fique com o primeiro, é mais seguro.

Exatamente, um negócio.

Assim como a periguete tradicional, ele fala com voz suave, parece a melhor criatura do mundo. E não é má pessoa de fato, só quer viver na tranquilidade. Mas faz biquinho, fica bravo e ofendido quando pede e não ganha. O homem periguete é mimado pela vida, porque tem um corpo belo, é desejado e acha sempre que está oferecendo mais do que recebe. O que, na maior parte dos casos, não é verdade.

Tenho um amigo dono de uma agência de modelos que vai acabar careca. Muitos rapazes faltam aos castings e até aos trabalhos. Soube de um modelo-ator que não compareceu ao teste para uma novela (não era minha, não). O dono da agência corre atrás de desculpas. Quem acredita, coitado? Vive entre os belos, mas sua vida é uma tortura.

– De uns tempos para cá, a piranhagem virou tendência masculina.

Se o casal é feliz, não critico. Não há regras para convivência. Mas não assim. Minha amiga achava que tinha uma relação, quase casamento. Está quebrada emocionalmente.

Saber que a relação é uma troca, tudo bem. O problema é confundir com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário