Banheiro
Banho com aquecedores (a gás, solar ou elétrico) por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água em casas e 240 litros em apartamentos. No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, são gastos 45 litros em casas e 140 em apartamentos. Por isso, o banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se, ao se ensaboar, fecha-se o registro. Também não há necessidade de deixar a ducha muito forte, pois a maior parte da água simplesmente escorre sem remover sabonete e xampu.
Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água em casas e 80 litros em apartamentos. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11 litros de água em casas e 79 em apartamentos.
Não use o vaso sanitário como lixeira, itens como pontas de cigarro, cotonetes, absorventes, fio dental, cabelos e poeira devem ser jogados no lixo. Uma bacia sanitária com válvula e tempo de acionamento de seis segundos gasta de dez a 14 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, o gasto pode chegar a 50 litros. Com bacias sanitárias fabricadas a partir de 2001, é possível reduzir o consumo de água para seis litros por descarga.
Cozinha
Para lavar a louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 120 litros de água numa casa e 240 litros em apartamentos. Algumas ações podem reduzir o consumo para 20 litros.
Só abra a torneira depois que tiver limpado os restos de comida dos pratos e panelas com a mão ou esponja e sabão. Você também pode deixar os itens de molho para soltar a sujeira. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, depois disso, abra a torneira novamente para enxaguar tudo de uma vez.
Não instale trituradores de resíduos nas pias. Estes dispositivos podem provocar entupimentos, aumentam a carga de resíduos a tratar e são mais uma fonte de consumo de energia. Lembre-se: o lugar de lixo é no lixo e não rede de esgotos.
Prefira sabões e detergentes isentos de fosfatos e com tensoativos de base vegetal, reduzindo o efeito de poluição e geração de espumas e não criando dificuldades para o tratamento de esgotos.
Você sabia que ao utilizar um copo de água são necessários pelo menos outros dois copos de água para lavá-lo? Por isso, combata o desperdício e use o copo mais de uma vez. Uma dica é cada pessoa, em casa ou no trabalho, ter seu copo ou caneca de cor ou padrão diferente e reusá-lo.
Área de serviço
No tanque, uma torneira aberta por 15 minutos pode gastar 280 litros de ásgua. A lavadora de roupas com capacidade de cinco quilos gasta 135 litros. Por isso: junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque.
Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. Caso use lavadora de roupas, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. Ao lavar a roupa, aproveite a água do tanque ou máquina para lavar o quintal ou área de serviço.
Calçada
Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada ou pátio da sua casa. Em 15 minutos são perdidos 280 litros de água. Se houver sujeira localizada, use a técnica do pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça.
Carro
Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 220 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês e com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros. Também existe a possibilidade de fazer uma limpeza a seco. Há produtos e empresas especializadas no mercado.
(texto publicado na revista Cidade Nova exemplar 576 - Ano LVI - nº 4 - abril de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário