sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Diário de vida - 2012 - centenário do naufrágio do Titanic

O filme Titanic com Leonardo di Caprio e Kate Winslet está intimamente ligado à minha estadia de 2 meses na Itália em 1998.

Acredito plenamente na lei da atração e tudo contribuiu para que eu fizesse essa viagem. A minha mãe tinha voltado definitamente para o Brasil (ela trabalhou no Japão por 7 anos) e poderia tomar conta de meu pai. Resolvi me dar umas longas e merecidas férias. Estudei durante um mês e no outro aproveitei para viajar. A escola era em Florença (já fiz uma postagem sobre essa estadia maravilhosa na terra de Dante Alighieri) onde fiz um curso de "italiano commerciale". Ia para a escola geralmente a pé porque não morava muito longe. Como o curso era de manhã e à tarde almoçava perto da escola e depois ia dar uma volta pelas redondezas. Eu passava quase todos os dias pelo Duomo, pelo Battistero e pela Piazza della Repubblica. Dessa vez acabei não visitando la Galleria degli Uffizi, mas fui até o Piazzale Michelangelo e Fiesole. Apesar de ter ido durante o inverno, não parava em casa. Em um dos finais de semana um rapaz que conheci na Internet veio me conhecer e fomos assistir juntos ao filme Titanic, dublado em italiano.

Uma coisa que chama a atenção quando vamos ao cinema na Itália é que o filme é dividido em primo e secondo tempo. É feito um intervalo de 10 minutos para comprar bebidas e pipocas e depois o filme continua.

A canção tema do filme interpretada pela Celine Dion fez um sucesso estrondoso na época. Quando voltei ao Brasil comprei primeiramente o VHS e depois o box com 4 DVDs com cenas de bastidores, making of e depoimentos do diretor e dos atores. Sei que muitas pessoas acham o filme dramático e meloso demais, mas para mim ele teve um significado especial porque o vi pela primeira vez na Itália. Talvez se o tivesse assistido aqui o impacto teria sido diferente.

A parte a sua importância por ter sido um dos filmes com maior bilheteria na história do cinema, gostaria de falar a respeito do navio. O Titanic se tornou uma lenda porque não chegou a terminar a sua primeira viagem rumo à Nova York. Como acontece com os ídolos que morrem prematuramente, se tornam ícones.

O Titanic zarpou do porto de Southampton em 1912 e no ano que vem será o centenário de seu naufrágio.  O navio foi construído segundo as mais avançadas tecnologias da época, mas o maior erro cometido foi terem tido a pretensão de considerá-lo "inafundável". E por causa desse pensamento não havia botes para todos os passageiros, só para a metade deles e foi isso que impediu o salvamento de todos.

O homem atingiu um nível tecnológico altíssimo, mas nunca conseguirá vencer a natureza. Assisti  a um documentário sobre a viagem feita pelo iceberg com o qual o Titanic colidiu. Ele viajou milhas e o seu percurso (como da maioria dos icebergs) foi completamente imprevisível. É bom lembrar que devemos nos reeducar para respeitar a natureza porque caso contrário ela vai sempre se rebelar através dos tsunamis, furacões, inundações, buraco na camada de ozônio, etc.

Que possamos no início do novo ano nos conscientizar que  fazemos parte da natureza e quando a agredimos estamos fazendo isso com nós mesmos!!!

O projeto de construção do Titanic 2


Documentário parte 1 (Discovery Channel)

Documentário parte 2 (Discovery Channel)

Documentário parte 3 (Discovery Channel)

Documentário parte 4 (Discovery Channel)

Documentário parte 5 - créditos finais  (Discovery Channel)




Nenhum comentário:

Postar um comentário