domingo, 12 de abril de 2015

Ameixas contra a perda de massa óssea (Melhor com Saúde)


Sempre nos dizem que é conveniente tomar muito cálcio para evitar a perda de massa óssea e que a melhor forma de fazê-lo é tomando leite e laticínios. Mas isso será verdade?

Nesse artigo, explicamos a você outra maneira de entender o problema da falta de cálcio e propomos um alimento que vai surpreender por seus grandes benefícios para os ossos: as ameixas.

A verdade do cálcio

Quando falamos de problemas ósseos, como acontece, por exemplo, com a osteoporose, estamos acostumados a escutar elogios em quanto aos benefícios do cálcio. É certo que esse mineral é fundamental, mas saibam que também há outros importantes para sua assimilação. Por isso não é saudável começar a consumir alimentos com cálcio adicionado, mas sim tentar ter uma alimentação equilibrada e escolher aqueles alimentos que contribuem com o cálcio e os outros nutrientes que precisamos. As ameixas são um deles.

A acidificação

Você já deve ter ouvido falar do pH alcalino ou ácido no nosso organismo e como em geral estamos acostumados a estar mais acidificados devido à má alimentação (principalmente pelos açúcares, frituras e farinhas refinadas), maus hábitos (tabaco ou álcool), emoções negativas, estresse ou contaminação.

Pois bem, essa acidez excessiva faz com que o nosso corpo "roube" o cálcio dos nossos ossos e o elimine através da urina para tentar compensar o pH.

E aqui é onde as ameixas mostram seu primeiro benefício: elas são altamente alcalinizantes.

Outros nutrientes

Além disso, as ameixas também são ricas em potássio, magnésio, boro, manganês, cobre e ferro e também em vitaminas A e K; todos nutrientes imprescindíveis para a nossa saúde óssea. Curiosamente, elas não contêm cálcio, mas várias pesquisas demonstraram que o consumo diário de ameixas pode diminuir o risco de sofrer doenças ósseas.

As ameixas, tanto as frescas como as secas, também são excelentes para combater a constipação e são muito nutritivas, por isso é ideal comê-las de manhã ao acordar.

Como ingeri-las?

A maneira mais saudável de comê-las consiste em colocá-las de molho, em meio copo de água, de noite. No dia seguinte, de manhã em jejum, bebemos a água e também comemos a fruta.

A quantidade ideal é entre 3 e 5 ameixas por dia.

Se não quisermos ingeri-las sozinhas, podemos batê-las com outras frutas maduras ou bebidas vegetais. Também podemos inclui-las em sobremesas, como bolos ou tortas, já que elas vão contribuir com umidade e doçura e assim evitamos acrescentar tanto açúcar.

Complete a dieta

Finalmente propomos a vocês outros alimentos também benéficos para os seus ossos graças ao seu conteúdo em vitaminas e minerais, especialmente em cálcio, e muito mais assimiláveis do que os lácteos ou os produtos com cálcio adicionado:

- Gergelim: contém mais cálcio que o leite e é muito mais assimilável. Podemos ingerir o gergelim cru moído ou na forma de gomásio (moído e torrado com sal), azeite de primeira prensagem em frio e cru ou o tahine (massa de sésamo). O tahine também pode ser batido com água, limão, canela e mel para termos nossa própria bebida de sésamo.

- Maca peruana: contém muito cálcio e ferro e, além disso, é um excelente regulador hormonal. Deve ser tomado com cuidado pelas pessoas com hipertensão não controlada e pelas que têm alta sensibilidade do sistema imunológico.

- Cenoura cozida: muito mais rica em cálcio do que crua.

- Rabo-de-cavalo: muito rica em silício. Podemos tomar duas ou três xicrinhas por dia.

Vitamina para os ossos

Prove essa deliciosa receita para fortalecer seus ossos:

Triture uma colher de sopa de sementes de gergelim com um copo de água, durante pelo menos um minuto, com a ajuda de uma batedeira.

Peneire o leite de gergelim e separe a fibra (que pode ser usada em outras receitas).

Bata de novo a bebida de gergelim com três ameixas deixadas previamente de molho.

Acrescente um pouco de canela em pó.

Você já tem sua vitamina: deliciosa para tomar no café da manhã ou no lanche e para surpreender toda a família com uma receita muito saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário